Uma locadora alemã – a Mayer Autokran-Vermietungs – foi contratada recentemente para desmontar um antiga na Áustria. Localizada em Dornbirn, 10 mil m3 de rocha em suas bases estavam comprometidos. E ela corria o risco de desabar. Com 44 m de comprimento e peso de 58 t, estava suspensa sobre um desfiladeiro com 80 m de profundidade. Era preciso, portanto, desmontá-la o mais rápido possível.
É uma região montanhosa, com várias estações de esqui, mas bem servida por autoestradas. O deslocamento de equipamentos de uma das bases da Mayer , em Allgäu, Burgberg e Kempten, na Baviera, a uma distância média de 80 Km do local, não foi tão problemático. Se comparado ao previsto na área de operação: terrenos em aclive e escorregadios e incidência de neve e ventos, característicos dos Alpes.
A Mayer mobilizou nessa operação dois equipamentos da marca Tadano. Evidentemente todo terreno: o ATF 400G-6. Um deles faz parte da frota de guindastes da empresa há 9 anos. E o outro foi adquirido recentemente. Erich Mayer, proprietário da empresa, explica que era preciso chegar ao local rapidamente. E transportar equipamentos adicionais suficientes, sem exceder a carga por eixo legalmente permitida, de 12 t.
Flexibilidade para combinação de contrapesos
O equipamento também deveria suportar com flexibilidade os contrapesos no local e estar pronto para a ação após um curto período de configuração: “Uma qualidade especial do ATF 400G-6 são suas 10 variantes de contrapesos. Com um máximo de 11 t por unidade, os contrapesos podem ser combinados de maneira particularmente flexível. O que representa uma enorme vantagem – especialmente em projetos como esse”.
O ATF 400G-6 é agora o favorito de Erich Mayerr: “Além de oferecer excelente direção e um trem de força, ele também é compacto, manobrável e poderoso, apesar de seu tamanho”. Ele acrescenta que o equipamento oferece excelentes capacidades de carga nas barras principais e nas extensões da barra. “Não há dúvida sobre isso. É um kit forte, mesmo sem o sistema de suspensão da lança ou outro equipamento adicional”..
Manobrabilidade e patolamento assimétrico
Os desafios começaram antes mesmo da operação, pois a via de acesso mostrou-se extremamente estreita. Finalmente no local, também foi preciso superar o espaço limitado e enormes gradientes onde o guindaste tinha que ser montado. Nesse aspecto o design compacto dos ATF de 400 t mostrou-se vantajoso, por tornar o equipamento particularmente manobrável. E também oseu sistema inteligente de controle (AML). O qual permite utilizar totalmente o potencial de carga em qualquer ângulo de rotação, mesmo com estabilizadores assimétricos.
Os dois guindastes 400 toneladas realizaram o trabalho com um contrapeso de 138 t cada. Devido à posição inclinada da ponte e seu peso, os guindastes foram encarregados de proteger as cargas e impedir que a ponte oscilasse. Essa foi a base para parafusar e remover as seções da ponte passo a passo. Em um dia e meio, a operação no site “Rappenloch” foi concluída. Talvez apenas temporariamente, pois ainda não está claro como a reforma planejada em Rappenloch continuará. Mas, evidentemente, a Mayer está bem cotada para essa nova operação.