Com algumas desistências de última hora, em razão da epidemia de corona virus, começou a CONEXPO’2020. Principal evento do ano no setor de equipamentos de construção. Realiza-se a cada três anos em Las Vegas (EUA) e estará aberta até o próximo dia 14 de março. É uma grande vitrine da indústria e sempre reserva grandes novidades aos visitantes. Confira alguns dos lançamentos antecipados pela edição 69 da revista Crane Brasil:
POTÊNCIA E VERSATILIDADE NA LIEBHERR
Celebrando 50 anos nos Estados Unidos, a Liebherr apresenta mais de 30 máquinas em uma área de exposição de 4.900 m².. No segmento de elevação de cargas, a principal novidade é o guindaste móvel LTM 1650-8.1, sucessor do LTM 1500-8.1, um dos guindastes mais bem sucedidos da marca, com cerca de 600 unidades comercializadas. Outro destaque é o guindaste sobre esteiras LR 1800-1.0, da classe de 800 t, projetado e potencializado para aplicações em projetos de construção pesada e na indústria petroquímica – com uso de lufting jib e sistema derrick.
No LTM 1650-8.1 foi mantido o conceito de duas versões de lanças telescópicas, com extensões de 54 e 80 m. Também há várias opções de peso por eixo, acima e abaixo de 12 t. Para minimizar o tempo de mobilização, os suportes traseiros são instalados como uma caixa de suporte completa em uma única talha e são conectados com engates rápidos.
O LR 1800-1.0 é atualmente o mais potente guindaste sobre esteira, com uma máquina básica de 3 m de largura, do mercado. E se caracteriza também por seções de lanças treliçadas com três dimensões que podem ser telescopadas uma na outra para transporte. Outro recurso importante no transporte é a conexão rápida para elevação da infraestrutura, disponível na versão standard. O contrapeso adicionado à base do guindaste conta com Vario Tray, ou seja, depois da elevação da lança, parte desse contrapesoe pode ser desparafusado rápida e facilmente.
Inovação na série HS de guindastes sobre esteiras para operações severas, o modelo HS 8200, na categoria de 200 t, e sucessor do HS 895 HD, também é apresentado. A novidade é o novo sistema de direção, que aumenta a eficiência e a capacidade de carga em cerca de15%. É uma máquina versátil, para serviços de dragagem, escavação e fundações, por exemplo, que pode ser mobilizada com diversos tipos de acessórios e contrapesos. Dentre os guindastes de torre, o destaque é o modelo 125 K, o maior guindaste auto-montável do mercado, e o modelo 340 EC-B da nova série de guindastes torre com configuração Flat-Top. O 340 EC-B, com capacidade de içamento de 12 t, pode ser configurado com raio de até 78 m e atingir uma altura máxima no gancho de 84,7 m.
TADANO LANÇARÁ TRÊS NOVOS RT’s
A Tadano está lançando três novos guindastes para terrenos acidentados (RT). São dois modelos de 100 t (o GR-1000XLL-4 e o GR-1000XL-4) e um de 80 t (GR-800XL-4). Todos eles incorporam as mais recentes atualizações da linha RT da Tadano, lançada em 2011, com equipamentos das classes de 75 a 100 t. A principal diferença entre os novos modelos de 100 t é o comprimento da lança. Enquanto o GR-1000 XLL-4 possui uma lança longa de cinco seções com extensão total de 51 m, o GR-1000XL-4 conta com uma lança de 4 seções com extensão de 47 m – a mesma aliás, do modelo GR-1000XL-3 que ele substitui.
O modelo com extensão maior de lança (GR-1000XLL-4 ) é equipado com um sistema de contrapeso inteligente. Ele dá ao operador duas posições de contrapeso, que aumenta em até 20% a capacidade de elevação. Os raio máximo, respectivamente, no GR-1000XLL-4 e no GR-800XL-4, é de 47,2 m e 44,2 m. Todos os três novos guindastes RT, incluindo o modelo de 80 t, caracterizam-se por uma extensão dobrável com compensação de até 45 graus. Também serão apresentados na feira dois modelos da linha ATF (o ATF-100-4.1 e o ATF-120-5.1.
Na linha Demag, recentemente incorporada pela Tadano, não há lançamento de novos equipamentos. Por outro lado, o modelo Demag CC-3800-1 faz a sua estreia no mercado norte-americano. Também estão expostos o Demag AC-45 City e o Demag AC 300-6.
PLATAFORMA COM LANÇA HÍBRIDA
A Terex esta representada por suas três marcas para os segmentos de elevação de cargas e trabalho em altura, incluindo a própria Terex (guindaste torre e RT), a Franna (Pick and Carry Cranes) e a Genie. Nesssa última linha, um dos destaques é a nova plataforma de trabalho aéreo Z45 FE, que resolve um grande problema entre os locadores que é a necessidade de manter duas frotas de equipamentos: uma para áreas internas e outra para espaços abertos. Com lança telescópica híbrida, permite uma variedade de movimentos praticamente irrestrita e pode ser utilizada inclusive em locais onde não há disponibilidade de energia elétrica.
Com construção robusta, a plataforma Z-45 FE opera normalmente em terrenos acidentados e dá condições ao operador de elevar 30% a mais de carga que outros equipamentos híbridos na classe de 16 m. Outra vantagem é que os motores de acionamento CA de alta eficiência garantem torque semelhante aos motores de acionamento hidráulico usando de 30 a 40 % menos energia. A Genie também apresenta o modelo Genie S-60 J da nova geração. Com capacidade de 300 kg, lança de 1,8 m, e peso operacional de apenas 7.550 kg, se caracteriza pelo design compacto do chassi, uma altura de plataforma de 18,5 m, alcance horizontal de 12,3 m e 56,4 cm de distância ao solo para eliminar obstáculos.
Outra novidade é que, durante o ano de 2020, as plataformas de mastro vertical Genie estarão equipadas com controlador de zona dupla Genie Smart Link ™ e sensor de carga. Em conformidade com padrões ANSI A92 (Estados Unidos) e CSA B354 (Canadá), com base em um padrão ISO.Uma iniciativa que promove a uniformização de padrões globais e europeus (EN 280). Outra iniciativa da Genie é disponibilizar aos compradores de sua linha de tesouras, equipamentos telescópicos e manipuladores o sistema Genie Lift Connect por um período de três anos.
MANITOWOC LANÇA SEIS GUINDASTES
Seis novos modelos de guindastes foram lançados pela Manitowoc. E quatro outros, lançados em 2018 e 2019, estão sendo apresentados pela primeira vez na América do Norte. As novidades incluem modelos das linhas Manitowoc, Grove, Potain e National Crane. Todos estão expostos no estande da empresa. Os modelos Grove GRT9165 (RT), o AT TMS500-2 e o guindaste telescópico sobre esteiras GHC140. Além da grua automontante Potain Hup M28-22 com eixos de transporte específicos para o mercado norte-americano. E o guindaste sobre caminhão National Crane NBT60L.
MANIPULADOR ULTRACOMPACTO
Parceria de uma década entre a JLG e a espanhola Ausa resultou no projeto do SkyTrak 3013. Trata-se de um manipulador telescópico ultracompacto que pode ser transportado em pequenos trailers. O SkyTrak 3013 foi dimensionado para executar tarefas normalmente feitas por minicarregadeiras e manuseio de materiais em canteiros de obras. Com peso de 2.400 Kg, o 3013 tem capacidade de carga de até 1.224 Kg e altura de trabalho de aproximadamente 4 metros. O motor é Kubota a diesel, modelo 30.8. Tem tração nas quatro rodas e a lança é posicionada de modo a dar ao operador uma visão de 360º.
GRUA COMPACTA PARA ESPAÇOS RESTRITOS
A alemã Wolffkran esta destacando um dos menores guindastes de sua linha equipados com jibs variáveis, o modelo Wolff 166 B US. Bastante compacto, ele está configurado para atender aos requisitos do setor elétrico norte-americano. Desde 2012 quando foi lançado, o Wolff 166 B tem se destacado em projetos com estruturas de concreto armado e em áreas urbanas com espaços restritos. Ao contrário dos guindastes convencionais com luffting jibs, o Wollf 166 B US não utiliza o sistema com acionamento por guincho. A elevação é feita por um mecanismo hidráulico compacto que elimina o topo clássico da torre e o enrolamento do cabo de sustentação. Isso, segundo a Wolffkran, torna tanto o transporte quanto a montagem mais eficientes. O sistema hidráulico também diminui o tamanho do jib quando está fora de serviço – o que é particularmente importante em espaços restritos. O WOLFF 166 B US oferece capacidade de carga de 6 a 12 t. O jib pode ser estendido de 25 a 55 m (com possibilidade de um incremento adicional de 5 m). Com 50 m de extensão, a capacidade é de 3,3 t.
GUINDASTE ARTICULADO PARA 40 T
A Palfinger apresentar diversos modelos de guindaste com lança articulada, incluindo o de maior capacidade de carga, 40 t, o PK 200002 L SH. Outra novidade é a atualização de projeto da plataforma montada sobre caminhão GLS 55. Também estarão expostos outras opções para trabalho em altura, como a plataforma aérea P640 montada em um caminhão Kenworth T880.
PLATAFORMA COM ALCANCE DE 80 M
A novidade da Manitou é a plataforma de trabalho aéreo ATJ 60 com alcance vertical de 80 m e horizontal de 12 m. Com tração nas quatro rodas e três diferentes modos de direção, foi projetada para movimentação em terrenos acidentados. A torre gira 360º e o operador pode controlar, simultaneamente, a direção da plataforma, a rotação da máquina e a elevação da lança. A ATJ 60 e outros modelos que estão sendo apresentados no mercado da América do Norte já atendem aos novos padrões de segurança estabelecido pela ANSI (America National Standards Institute), que entrarão em vigor a partir de 1º de março.