CINCO REGRAS PARA UMA AMARRAÇÃO SEGURA

CINCO REGRAS PARA UMA AMARRAÇÃO SEGURA

Por: Camilo Filho (*)

A amarração da carga representa um aspecto crucial nas aplicações industriais que envolvem a movimentação de cargas e equipamentos. Ao realizá-la, devemos ter em mente que a segurança das equipes de montagem, dos colaboradores do cliente e muitas vezes do público em geral estarão em risco – assim, esta atividade demanda ciência, técnica e profissionalismo. A amarração inadequada da carga pode causar deslizamentos acidentais, levando a danos materiais e expondo riggers e outros trabalhadores próximos a riscos de segurança, ferimentos ou até mesmo morte. Para garantir que todas as cargas sejam cuidadosamente e adequadamente manipuladas antes de qualquer procedimento de içamento ser realizado, é recomendável que os riggers sigam as cinco regras que seguem:

  1. Amarração deve ser executada por profissionais qualificados

Todos os colaboradores responsáveis por amarração de carga devem ser treinados e certificados para esta tarefa. Riggers profissionais experientes podem prever um problema iminente de amarração antes que aconteça. Se as condições forem inseguras, este profissional especialista interromperá imediatamente a operação dos guindastes ou outros equipamentos de içamento de materiais para garantir que a carga em questão seja rearranjada para o içamento.

  1. Inspecione o meio de içamento, eslingas e demais acessórios

Antes de qualquer tarefa de içamento ser realizada, um colaborador qualificado deve realizar uma inspeção minuciosa do guindaste e dos acessórios que serão utilizados na operação, de modo a se certificar de que eles estão em perfeitas condições de uso. Nunca descarte qualquer problema técnico, por menor que seja, pois pequenos detalhes podem causar grandes acidentes. Certifique-se de usar equipamentos certificado. Além disso, certifique-se de que as condições climáticas também estejam favoráveis.

  1. Certifique-se de que a carga está balanceada

Uma carga desequilibrada pode cair ou até mesmo fazer com que um guindaste tombe, por isso os riggers devem fazer algumas verificações de segurança para garantir que a carga esteja equilibrada antes de subir.

  • Verifique se há necessidade de proteção para as eslingas.
  • Verifique se a inclinação da carga com relação a horizontal é menor ou igual a 5°antes de içá-la.
  • Verifique se as manilhas ou demais acessórios estão recebendo carga lateral.
  • Certifique-se de que a carga tenha espaço suficiente para pendular. 
  1. Use o meio de comunicação adequado

Uma vez que o içamento deve ser comandado apenas pelo rigger, auxiliares ou sinalizadores servem como um segundo conjunto crítico de olhos quando os riggers não têm uma visão clara da carga, pois eles podem ser posicionados em pontos estratégicos junto a interferências e de lá orientar o rigger. É imprescindível que apenas observadores profissionais qualificados que sejam treinados em sinais manuais e via rádio sejam empregados para a operação de içamento com guindastes.

  1. Armazene seus acessórios adequadamente

Uma vez que seu trabalho tenha terminado, mantenha seus acessórios onde eles não possam ser danificados por condições ambientais ou outras. Certifique-se de inspecionar proativamente seu equipamento para torná-lo seguro para a próxima tarefa. Ao praticar as regras acima, você certamente reduzirá suas chances de acidentes, lesões e danos materiais em suas operações.

* Camilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 39 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é autônomo e consultor da IPS Engenharia de Rigging. Sugestões e comentários enviar para camilofilho@hotmail.com.

Leia mais Dicas do Camilo 

amarracaosegura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×