A multinacional chinesa CREC, integrante do China Railway Group Limited, empreende uma nova etapa em sua estratégia de expansão no Brasil, com o objetivo de se estabelecer no segmento de locação de equipamentos e serviços correlatos. A principal operação da CREC no Brasil hoje se encontra no estado de Goiás, na cidade de Catalão. No Brasil, atualmente a empresa presta serviços na mineração e em parques eólicos. De acordo com o Diretor da empresa, Jiang Liu, “o plano ambicioso envolve um investimento inicial na ordem de 100 milhões de reais, destinados à aquisição de equipamentos de última geração e à construção de uma estrutura que priorize a excelência operacional”.
Mais detalhes abaixo, na entrevista exclusiva para a Crane Brasil:
Crane Brasil: Quando surgiu o projeto para estruturar uma empresa de locação de guindastes?
Jiang Liu: Pelo portfólio de serviços que o Grupo CREC presta, trabalhar com içamento faz parte da rotina. O momento para estruturar a empresa de prestação de serviço para içamento vem de acordo com a estruturação no Brasil e as demandas do mercado.
Crane Brasil: A CREC já conta em sua frota com equipamentos de içamento de cargas? Nos trabalhos em parque eólicos, por exemplo, a empresa utiliza guindastes próprios? Que tipo de serviços a empresa já realizou nesse segmento?
Jiang Liu: No Grupo CREC, temos times de engenharia e de operação para esse tipo de atividade. Já prestamos atividades na construção de parque eólico e de montagem das pás.
Crane Brasil: Nesta primeira fase, os investimentos previstos de R$ 100 milhões incluem equipamentos e estrutura operacional. Já há uma previsão para início das operações? Um cronograma definido?
Jiang Liu: Ainda será divulgado o cronograma.
Crane Brasil: A CREC pretende inicialmente centralizar o atendimento em suas instalações ou já está avaliando outros locais, na Região Sudeste (principal mercado do país) ou na Região Nordeste (com grande demanda de serviços por conta dos parques eólicos).
Jiang Liu: Temos uma linha de estratégia, mas o mercado brasileiro é complexo e precisamos fazer mais estudos disso.
Crane Brasil: A CREC já tem experiência internacional em outros países na locação de guindastes? Qual deverá ser o seu grande diferencial no mercado brasileiro?
Jiang Liu: Sim, como falamos anteriormente, o Grupo tem atuação global em atividades de Içamento. O diferencial acreditamos que vai ser na velocidade de execução das obras.
Crane Brasil: A locação de guindastes, além dos equipamentos, depende de mão de obra especializada, de operadores a engenheiros de Rigging. A CREC já conta com esses profissionais ou vai iniciar em breve uma fase de recrutamento no mercado?
Jiang Liu: Temos profissionais já dentro do Grupo, mas para mercado brasileiro certamente vamos precisar fazer contratações.
Crane Brasil: Muitas locadoras brasileiras de guindastes oferecem serviços adicionais como transporte pesado e trabalho em altura com plataformas aéreas. A CREC pretende também seguir esse caminho para oferecer soluções integradas a seus clientes?
Jiang Liu: No plano atual do Grupo atividades de transporte não estão contempladas, e não temos planos por hora de entrar nesse mercado.
Crane Brasil: A preferência por equipamentos chineses descarta a aquisição de guindastes europeus? Ou isso será avaliado em cada caso, de acordo com a necessidade?
Jiang Liu: Não temos exatamente uma preferência por marcas chinesas, optamos por modelos que estamos mais acostumados a operar, pois conhecemos o produto, mas nos nossos ativos temos produtos europeus, japoneses e americanos também.
Quem é a CREC
A China Railway No.8 Engineering Group é uma empresa de capital único da China Railway Group Limited (uma empresa Fortune Global 500), formada pela reorganização do antigo Grupo de Engenharia Ferroviária de Chengdu, Grupo de Construção Ferroviária de Kunming e Fábrica de Pontes de Chengdu.
Fundada em 1952, com sede em Chengdu, na província de Sichuan, é um conglomerado estatal de grande porte que integra construção, projeto de engenharia, investimento e gestão, fabricação de equipamentos industriais, desenvolvimento imobiliário, logística de armazenamento, produção de concreto, entre outros negócios. Possui um capital social de 5,9 bilhões de yuans e detém 116 qualificações de empresas de construção, incluindo qualificações especiais de primeira classe para construção geral em ferrovias, estradas e edifícios, bem como 55 qualificações de primeira classe em áreas como construção de engenharia hidráulica, obras públicas municipais, construção de pontes e túneis.
O Grupo controla nove subsidiárias integrais, três filiais (incluindo um instituto de pesquisa de projeto), sete sedes regionais e um centro técnico nacional. Tem mais de 11.000 funcionários, incluindo quase 700 engenheiros civis de primeira classe e mais de 60 professores e engenheiros seniores. Possui mais de 4.000 conjuntos de equipamentos de construção e uma capacidade anual de construção de mais de 600 bilhões de yuans. É líder na indústria em áreas como ferrovias de alta velocidade, transporte ferroviário urbano, túneis de grande porte, estradas de alta classe, arranha-céus, pontes inovadoras, fundações profundas e projetos de água e energia.