Por: Caio Tadeu Dias de Araujo (*)
O que são cabos de alta performance?
Os cabos de aço de alta performance representam a evolução da engenharia de materiais, combinado com as técnicas mais avançadas de fabricação de cabos. Esse material reúne consigo as melhores características de resistência, flexibilidade e durabilidade.
Além do controle no processo de fabricação dos fios de aço (arames) para obter-se a máxima qualidade de suas propriedades mecânicas (resistência à tração, dobra e torção), o monitoramento dos processos de compactação e extrusão plástica, são fundamentais para obter-se um cabo de aço de alta performance com qualidade.
O processo de fabricação
Esse tipo de cabo passa por dois principais processos durante sua fabricação que o transformam em um produto de alta performance, sendo eles:
- Compactação das Pernas
A compactação das pernas é um processo de conformação a frio, que é realizado durante a etapa de fechamento da perna externa do cabo, onde após os arames estarem torcidos, a perna passa por um conjunto de rolos compactadores que comprimem a perna reduzindo seu diâmetro.
Esse processo tem como objetivo aumentar a área metálica do conjunto, promovendo ao cabo:
- Maior carga de ruptura;
- Menor alongamento;
- Redução de desgaste do canal de polias e tambores;
- Redução da pressão nos rolamentos das polias dos equipamentos, devido aumento da área de contato;
- Maior proteção contra agentes externos;
O cabo quando possui pernas compactadas é identificado em sua construção pela letra “K” antes da informação do número de arames por perna, conforme estabelecido na normativa ISO 17893 – Steel Wire Rope – Vocabulary, designation and classification. Abaixo um exemplo:
Descrição do cabo: CA32mm DYFORM® 6 (6xK36WS + AACI) RD P 1960
A descrição acima informa que se trata de um cabo de 32mm de diâmetro nominal, com 6 pernas compactadas e 36 arames em cada perna, Alma de Aço formada por um Cabo Independente, torção regular à direita, acabamento polido e grade 1960.
- Plastificação da Alma
Após a fabricação da alma do cabo, ela passa por um processo de extrusão onde é adicionado uma cobertura plástica revestindo a superfície da alma do cabo de aço.
Esse processo tem como objetivo reduzir o contato relativo ao movimento das pernas externas com a alma do cabo, consequentemente aumentando a resistência a fadiga por flexão, armazenando a lubrificação da alma por mais tempo, além de proteger a alma do cabo contra agentes externos desacelerando o processo de oxidação da alma.
O cabo de aço quando possui revestimento plástico na alma é identificado em sua descrição a alma pelas letras “EP” antes da informação do tipo de alma, conforme estabelecido na normativa ISO 17893 – Steel Wire Rope – Vocabulary, designation and classification. Abaixo um exemplo:
Descrição do cabo: CA63,5mm DYFORM® 8 Bristar® (8xK36WS + EPAACI) RD GB 1770
A descrição acima informa que se trata de um cabo de 63,5mm de diâmetro nominal, com 8 pernas compactadas e 36 arames em cada perna, Alma de Aço formada por um Cabo Independente com revestimento plástico, torção regular à direita, acabamento galvanizado tipo B e grade 1770.
Onde os cabos de alta performance são aplicados?
Os cabos de alta performance são aplicados em uma variedade de setores e aplicações, como:
- Indústria de Petróleo e Gás: Em plataformas offshore, guindastes e equipamentos de elevação;
- Construção Civil: Gruas, guindastes móveis e pontes suspensas;
- Indústria Naval: Amarrações e Reboques;
- Mineração: Guinchos transportadores de minério (shaft) e equipamentos de escavação;
- Indústria Portuária: Equipamentos para movimentação de contêiner (STS e RTG), Carregadores e descarregadores de navio.
- Indústria Siderúrgica: Pontos rolantes para movimentação de aço líquido, Skip de alto forno;
Quais as vantagens de utilizar cabos de alta performance?
Além da maior capacidade de carga, a utilização de cabos de alta performance apresenta as seguintes vantagens:
- Melhor acomodação do cabo no equipamento, devido a maior precisão de diâmetro;
- Maior resistência ao amassamento por conta do processo de compactação;
- Menor desgaste de tambores e polias do equipamento;
- Desaceleração do processo de oxidação;
- Maior disponibilidade do equipamento para operação;
- Lubrificação adequada para operação (os cabos de aço saem de fábrica com a lubrificação de operação);
Quando é recomendado substituir um cabo convencional por um cabo de alta performance?
Sempre que necessitamos aumentar a disponibilidade do equipamento, reduzindo a quantidade de trocas de cabos é recomendado que seja feita essa avaliação. Os principais ganhos com esse tipo de substituição são:
- Aumento no fator de Segurança da Aplicação;
- Maior durabilidade (Aumento na eficiência operacional);
- Aumento na capacidade de carga do cabo, sem aumento do diâmetro nominal;
Por fim, com o contínuo avanço tecnológico em materiais e técnicas de fabricação, os cabos de alta performance já são uma realidade na indústria nacional e serão o futuro para a movimentação de carga, combinado com a integração de sistemas de monitoramento e controle de performance, que prometem aumentar a segurança, eficiência e manutenção preventiva das operações.