CABOS DE AÇO DE ALTA PERFORMANCE

CABOS DE AÇO DE ALTA PERFORMANCE

Por: Ariel G. Devito (*)

A IPH, empresa com 72 anos de experiência na fabricação de cabos de aço, desde o início de suas atividades tem focado no investimento em tecnologia de ponta, pesquisa e desenvolvimento na procura contínua pela máxima qualidade e desempenho dos seus produtos. Esta trajetória lhe possibilitou, há mais de trinta anos, dar início à produção de cabos de aço de alta performance, posicionando a empresa atualmente como a maior e mais tecnológica fabricante de cabos de aço da América Latina.

Os cabos de aço de alta performance são utilizados hoje em diversos equipamentos e segmentos da indústria, mas, sem dúvida, são o resultado de desenvolvimentos específicos orientados em satisfazer às exigentes demandas dos maiores fabricantes de guindastes que, historicamente, têm pressionado por soluções com maior resistência à tração, flexibilidade (resistência à fadiga), diâmetros e massas menores e maior resistência à abrasão, como fatores determinantes de uma maior vida útil e, consequentemente, relevantes para a redução de custos operacionais. Os fabricantes de guindastes têm procurado fazer seus equipamentos cada vez com maiores capacidades de carga e altura de operação, mais leves, compactos e ágeis – fatores que aceleraram o desenvolvimento de cabos que atendam a essa nova demanda.

Assim nasce a linha de cabos de alta performance GP da IPH, um desenvolvimento tecnológico que integra diferentes variáveis de grande impacto: a matéria-prima, a produção dos arames, a compactação das pernas, o incremento do número de pernas no cabo, a infiltração plástica e o tipo de lubrificante. O grande diferencial foi o processo produtivo verticalmente integrado, pois na IPH são produzidas e rigorosamente controladas todas as variáveis e componentes determinantes para se obter um cabo de alta performance, de máxima qualidade, e com garantia de procedência.

Tecnologias aplicadas na produção dos cabos de aço de alta performance

Cabos de aço rotativos: As principais aplicações são os tensores e a movimentação de lança de guindastes, assim como cabos de içamento em ponte rolantes e guindastes portuários, como os MHC, RTG, STS.

  • A primeira variável considerada foi a qualidade da matéria-prima para a fabricação dos arames. Para isso, uma parceria estratégica foi estabelecida com o maior produtor de fio máquina regional, com o intuito de garantir o fornecimento de um aço especialmente desenvolvido para atender aos requisitos dos cabos com tecnologia superior. O fio máquina especial junto com um controlado processo de tratamento térmico (patenteado) e de trefilação própria dão origem ao elemento principal de um cabo: o arame de alta qualidade que garante uma resistência nominal mínima de 1960-2160N/mm2, sem perder as propriedades de ductilidade, que são determinantes em termos de performance e vida útil.
  • Para ambientes marinhos e corrosivos foi feito um investimento em tecnologia de galvanização por imersão a quente, com um processo de controle especial, para garantir uma camada superior de zinco pesada e uma perfeita concentricidade da camada nos arames, garantindo uma resistência superior e erradicando qualquer ponto frágil concentrado de corrosão.
  • Compactação das pernas (Cabo IPH GPC): Mediante este processo se obteve uma área metálica maior, o que incrementou a carga mínima de ruptura e, ao mesmo tempo, uma maior área de apoio entre o cabo e as polias e tambores, diminuindo o atrito e, em consequência, incrementando a resistência à abrasão e fadiga. A construção mais compacta também oferece uma maior resistência à compressão em tambores com mais de uma camada.
  • Incremento do número de pernas na construção do cabo (Cabo IPH GP8C): Partindo das construções convencionais dos cabos de 6 pernas foi desenvolvida a tecnologia para a produção de cabos com 8 pernas e compactadas. Esta construção permite obter uma superfície de apoio e flexibilidade superior, se comparado com os cabos convencionais e os compactados de 6 pernas, aumentando sua resistência à fadiga por flexão e abrasão. Destaca-se também nestas construções compactas e com maior área metálica um alongamento muito baixo do cabo durante os primeiros ciclos de operação.
  • Infiltração plástica ou alma termoplastificada (Cabo IPH GPT): Como tecnologia adicional foi incorporado o processo de plastificação da alma de aço do cabo através de um processo de extrusão de alta pressão, onde com um polímero especialmente desenvolvido se injeta no revestimento até o interior da alma do cabo. Esta tecnologia oferece uma maior resistência à abrasão interna no cabo, entre as pernas e entre a alma e as pernas. O plástico interno faz de verso para as pernas e proporciona uma maior estabilidade dinâmica estrutural, resultando em uma perfeita distribuição de carga com máxima resistência à fadiga por flexão. O termoplástico também evita a infiltração de umidade, poeira, e qualquer outro tipo de partículas dentro do cabo.

Analisando todas as variáveis, os cabos IPH GPT oferecem uma performance de excelência, incorporando todos os diferenciais dos cabos de 8 pernas compactadas e acrescentando a alma termo plastificada.

Cabos resistentes à rotação: Cabo de içamento para guindastes e gruas

  • As mesmas tecnologias foram incorporadas para estes complexos cabos, onde o torque e a estabilidade estrutural são fatores determinantes de desempenho e vida útil. Como no caso anterior, para esta família de cabos também foram incrementados o número de pernas, migrando-se do tradicional 19 pernas (19×7) de uso geral para a construção com 35 pernas compactadas (Cabo IPH RR35C) e com alma termoplastificada (Cabo IPH RR35CL), o que deu origem a uma grande inovação em cabos resistentes à rotação.As pernas compactadas e o desenho do cabeamento paralelo outorgam uma maior carga de ruptura e, ao mesmo tempo, uma flexibilidade maior e menor desgaste por ficção interna e do cabo com polias e tambores. A alma termoplastificada evita a perda de lubrificação e a penetração de pó e umidade, reduzindo a fricção entre arames e alcançando uma vida útil maior.
  • Dentro desta família de cabos resistentes à rotação, posteriormente foi acrescentada a construção especial denominada 15×7 (cabo IPH 157C), uma construção com grande área de apoio por suas 15 pernas exteriores compactadas e uma grande flexibilidade devido à construção e composição da alma, o que concede uma maior resistência à fadiga respeito das construções 35×7 facilitando a instalação e operação em guindaste de torre (gruas) de grande altura e com flexões alternadas.
  • O lubrificante é um fator diferencial para uma excelente performance e vida útil estendida de um cabo de aço, por isso a IPH tem desenvolvido o seu próprio lubrificante (FUNILUB) na Alemanha, uma composição de base mineral com aditivos de extrema pressão, anti-refluxo, capacidade de aderência e penetração. Os extensos testes de laboratório e a experiência de mercado demostram que um cabo perfeitamente lubrificado de fábrica com um lubrificante específico para a aplicação e um procedimento posterior de manutenção e re-lubrificação podem aumentar a vida útil do cabo acima de um 20%.

Todos os desenhos e projetos da IPH são validados e testados no laboratório de tecnologia avançada da Planta de San Miguel, em Buenos Aires, Argentina, onde a companhia conta com maquinário de ultima geração para testes de carga, fadiga por flexão e tensão, torque e metalografia, dentre outros. Este potencial tecnológico, junto com uma rastreabilidade integral do produto e de todos seus componentes, desde a matéria-prima até o produto final, são o respaldo industrial e garantia de origem que diferenciam a IPH no mercado.

Ariel-Devito(*) Ariel G. Devito, com 25 anos de experiência na Indústria dos cabos de aço e soluções para o içamento de cargas, é responsável pela subsidiária brasileira e gerente de comercio internacional da IPH Global.

1 comentário em“CABOS DE AÇO DE ALTA PERFORMANCE

  1. Prezados,
    Boa tarde.
    Gostaria que me informassem se vocês comercializam o seguinte material:
    Produto: cabo de aço
    Diâmetro: 7,94mm (5/16″)
    Construção: 6×19
    Alma: fibra
    Acabamento: galvanizado
    Torção: regular à direita
    Caso afirmativo, favor nos informar o preço, condições de comercialização e pagamento.
    Antecipadamente agradece,
    Lucas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×