O Corpo de Bombeiros de São Paulo foi o grande vencedor do “Conrad Dietrich Magirus Award”, premiação realizada em 1º de março em Ulm, na Alemanha, pela Magirus, fabricante de veículos de combate a incêndios da CNH Industrial.
A corporação paulista foi campeã com a operação realizada em um edifício no centro de São Paulo, e levou o título de “Equipe Internacional de Combate a Incêndio de 2018”. Com o empenho de seus profissionais, o Corpo de Bombeiros de São Paulo prevaleceu contra equipes de todo o mundo.
Os vencedores terão a oportunidade de conhecer o centro de treinamento de Randall´s Island, em Nova Iorque (EUA), onde uma das corporações mais famosas do mundo – os bombeiros da “Big Apple” – realiza seus treinos.
Dois júris de especialistas avaliaram as inscrições feitas pelas equipes de bombeiros e pré-selecionaram os finalistas para a votação online. Para a “Equipe Internacional de Combate a Incêndios de 2018”, dez missões internacionais e dez nacionais (da Alemanha) estavam concorrendo.
150 pessoas salvas antes do colapso do edifício
A operação, que deu o prêmio ao Corpo de Bombeiros de São Paulo, aconteceu em 1º de maio de 2018, quando um arranha-céu de 25 andares, no centro da capital paulista, pegou fogo. Em poucos segundos, as chamas no prédio se espalharam para outros dois edifícios.
Cerca de 150 pessoas viviam no antigo prédio, que pertenceu à Polícia Federal. Em um esforço conjunto, 170 membros do Corpo de Bombeiros de São Paulo lutaram para controlar o incêndio e trazer todas as pessoas para a segurança. Como as operações de resgate no prédio estavam em andamento, o prédio entrou em colapso abruptamente.
Com força combinada, os bombeiros fizeram buscas nos destroços e simultaneamente combateram o fogo. Os “guerreiros” trabalharam por quase 300 horas; sete pessoas perderam a vida no incêndio.