A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta segunda-feira (3/4), a abertura da Audiência Pública nº 5/2023, que tem como objetivo colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. A concessão da Malha Oeste, tem extensão total de 1.625,30 km. O trecho intercepta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, limitada a leste por Mairinque (SP), e a Oeste, pelo município de Corumbá (MS).
A Audiência Pública nº 5/2023 contará com duas sessões públicas. A primeira será presencial, em Campo Grande (MS), com data prevista para o dia 26 de abril de 2023. A segunda sessão pública será híbrida (presencial e virtual), a ser realizada na sede da ANTT, em Brasília/DF, com data prevista para o dia 3 de maio de 2023.
O período para envio de contribuições será do dia 10 de abril de 2023 até as 18 horas do dia 25 de maio de 2023 (horário de Brasília), por meio do Sistema ParticipANTT.
As informações específicas sobre a matéria, bem como as orientações acerca dos procedimentos relacionados à realização e participação na sessão da audiência, estão disponíveis, na íntegra, em http://www.antt.gov.br – Participação Social – Audiência Pública nº 005/2023 e no Sistema ParticipANTT.
Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail ap005_2023@antt.gov.br.
Para entender como funciona o procedimento de audiência pública, clique aqui.
Para saber como contribuir, assista ao tutorial do Sistema ParticipANTT
Novo projeto
Conforme analisado ao longo dos estudos, o novo cenário não terá a reativação do ramal de Ponta Porã. Assim a extensão resta em 1.625,30 km.
A relicitação traz novas propostas de modernização para a Malha Oeste. Confira algumas melhorias previstas para o projeto:
Modernização, ampliação e construção dos pátios de cruzamento;
Sinalização e CCO, que visam permitir a comunicação por satélite entre o CCO e os equipamentos de bordo;
Investimento em oficinas, instalações e aquisições de equipamentos de via;
Minimização de conflitos urbanos, através da instalação de 21 intervenções integrada simples, 43 intervenções de integrada completa e 1 contorno ferroviário;
Melhoramento da frota, através da renovação e aquisição de novos veículos para que a empresa possa garantir a eficiência das operações.
A previsão de investimento é de cerca de R$ 18 bilhões, previstos, exclusivamente, para o atendimento da demanda e operação ao longo dos anos de concessão, com destaque para modernização da via permanente da linha tronco.
Histórico
Em 21 de julho de 2020, a Rumo Malha Oeste S.A. – RMO apresentou à ANTT o pedido de devolução e relicitação da Malha Oeste. O pedido encontra amparo na Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017, que estabeleceu diretrizes gerais para prorrogação e relicitação dos contratos de concessão, e no Decreto nº 9.957, de 6 de agosto de 2019, que regulamentou o procedimento aplicável.
Nesse sentido, foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) de 20 de outubro de 2020, a Deliberação ANTT nº 440/2020, consolidando o entendimento da ANTT pela viabilidade do pedido.
A partir das manifestações da ANTT e do Ministério da Infraestrutura, atual Ministério dos Transportes, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) avaliou o pedido, manifestou-se favoravelmente e o submeteu à deliberação do presidente da República para qualificação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), conforme registrado na Resolução nº 146, de 2 de dezembro de 2020.
Por meio do Decreto nº 10.633, de 18 de fevereiro de 2021, o empreendimento público federal do setor ferroviário Malha Oeste, pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA e sob a responsabilidade da Rumo Malha Oeste (RMO), foi qualificado, no âmbito do PPI, para fins de relicitação.
Hoje está em vigor o 3º Termo Aditivo do contrato que está previsto até 2025 ou até a nova empresa assumir o trecho. Para mais informações sobre o projeto, acesse aqui.
A abertura da Audiência Pública faz parte do Plano de 100 dias do Ministério dos Transportes, o qual determina ações prioritárias para o âmbito da infraestrutura brasileira.
SERVIÇO:
Campo Grande (MS):
Data: 26 de abril de 2023
Sessão pública presencial
Cidade: Campo Grande (MS)
Credenciamento: das 13 às 14h (horário local)
Horário: a partir das 14h (horário de local)
Local: a definir
Capacidade: a definir
Brasília/DF:
Data: 3 de maio de 2023
Sessão Pública presencial e virtual (híbrida)
Cidade: Brasília (DF)
Horário: a partir das 10h (horário de Brasília)
Local: Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, trecho 03, lote 10, Projeto Orla Polo 8 – Brasília – DF
Capacidade: 353 lugares
Obs.: A sessão pública realizada em Brasília (DF) será transmitida no Canal ANTT no Youtube.