AMPLIAÇÃO DE PORTFÓLIO E FORTALECIMENTO DE PÓS-VENDA

AMPLIAÇÃO DE PORTFÓLIO E FORTALECIMENTO DE PÓS-VENDA

Na entrevista a seguir, Adriano Battazza, vice-presidente e gerente geral Vendas da Tadano na América Latina, explica a estratégia atual do grupo, evidenciada durante o ano passado em três importantes aquisições de empresas e linhas de produto – e também pela contratação de executivos para atuação nas Américas e a chegada ao Brasil de Kazuyuki Takashima como novo presidente da área de guindastes. E como essas iniciativas poderão beneficiar os usuários de equipamentos da marca.

adriano batazza
Adriano Battazza

Crane Brasil: O Grupo Tadano fez importantes movimentações em 2024, com aquisições de empresas. Qual sua avaliação do ano e como esses investimentos podem beneficiar os usuários de equipamentos?
Adriano Batazza: 2024 foi um ano excelente para a Tadano Ltd. e nossas entidades. Fizemos vários investimentos significativos, incluindo o anúncio de três grandes aquisições: Manitex, Nagano (plataformas aéreas) e parte do conglomerado IHI, que inclui guindastes portuários e gruas com luffing jib. Estamos muito otimistas sobre o futuro que essas aquisições trarão para a Tadano.

Crane Brasil: Quais investimentos recentes a Tadano fez na América Latina (e no Brasil, em particular) em instalações, equipe técnica e suporte ao produto para concorrer em um mercado cada vez mais competitivo?
Adriano Batazza: Quebramos vários recordes de vendas e continuamos a alcançar marcos importantes de participação de mercado na América do Norte, incluindo o México, onde estamos crescendo de maneira altamente estruturada – construindo relacionamentos fortes, priorizando o atendimento ao cliente e deixando nossas máquinas falarem por si mesmas. Cada cliente que opera uma máquina Tadano por algum tempo rapidamente percebe as vantagens da confiabilidade e robustez da Tadano. Isso resulta em um menor custo total de propriedade, onde a Tadano se destaca significativamente da concorrência. Em termos de contratação, criamos um novo cargo de Gerente de Pós-Venda para a América Latina e nomeamos Armando Fonseca para o cargo. Armando teve uma longa carreira em equipamentos. Ele tem uma excelente visão estratégica e sempre se coloca no lugar do cliente. Ele é altamente competente em utilizar os recursos organizacionais para beneficiar os clientes.

Crane Brasil: Qual é a importância e o papel que Jack Fendrick terá como COO no negócio de guindastes da Tadano nas Américas?
Adriano Batazza: Estamos contentes em receber Jack Fendrick em nossa equipe. Seu papel cobre as operações da Tadano nos EUA e no Canadá. Eu gerencio as vendas de guindastes móveis e guindastes de esteira na América Latina, reportando diretamente a Dean Barley, Presidente e CEO para a Pan-América e Manitex International. Manitex, PM, Valla e Oil & Steel são operadas separadamente hoje, reportando-se a Dean Barley. Atualmente, estamos integrando esses negócios à Tadano e estamos muito entusiasmados por ter esses produtos na família Tadano.

Crane Brasil: No Brasil, também tivemos a chegada de um novo presidente, Kazuyuki Takashima. Gostaria e o próprio senhor Takashima comentassem essa mudança?
Adriano Batazza: Com o retorno do nosso grande amigo Hirano-san ao Japão, estamos felizes em ter Takashima-san nos apoiando como Presidente da Tadano Brasil (Guindastes). Takashima-san teve uma longa carreira em pós-venda, tendo trabalhado por oito anos nos EUA na Tadano America Corporation.

presidente-tadano
Kazuyuki Takashima

Kazuyuki Takashima: Estamos satisfeitos em ter Adriano liderando toda a operação da América Latina como VP e GM de Vendas da América Latina. Todo o Grupo Tadano visa garantir que os clientes que investam em nossos guindastes e experimentem 100% ou mais de seu valor através do nosso Serviço Excepcional. A Tadano Brasil está comprometida em melhorar continuamente nosso sistema de suporte para manutenção e gestão de guindastes.

Crane Brasil: Recentemente, a Tadano lançou o RT 100% elétrico (EVOLT eGR-1000XLL-1) nos EUA e no Canadá. Qual é o potencial para introduzir este equipamento na América Latina, incluindo o Brasil? Ou os equipamentos híbridos chegarão primeiro?
Adriano Battazza: As perspectivas são excelentes. Vivemos em um mundo onde a mudança climática é uma realidade, e muitas empresas estão priorizando a sustentabilidade, inclusive nas escolhas de seus equipamentos. Nosso EVOLT eGR-1000XLL-1 pode contribuir para esse esforço, reduzindo as emissões de CO2 em até 22 toneladas. Com relação ao Brasil e à América Latina, o guindaste EVOLT já está disponível, e a recepção inicial tem sido muito positiva.

Crane Brasil: A Tadano anunciou a aquisição de duas unidades de negócios em 2024—Manitex e o negócio de sistemas de transporte da IHI Transport Machinery. Você poderia comentar individualmente sobre a importância de cada uma para expandir o portfólio e as opções que a Tadano oferecerá aos clientes? Começando com Manitex, cuja aquisição foi confirmada no início deste ano: Pode-se dizer que com a Manitex, a Tadano está entrando no mercado de guindastes montados em caminhões e plataformas aéreas? Ou alguma outra linha de elevação de carga deve ser incluída?
Adriano Batazza: A Tadano já estava presente no mercado de plataformas aéreas através de uma linha de produtos no Japão e através da aquisição da Nagano. Mas sim, com a Manitex, a Tadano está oficialmente entrando no mercado de guindastes montados em caminhões e plataformas aéreas, juntamente com outras sinergias que essas aquisições proporcionarão. É um momento muito empolgante para a Tadano – Reaching New Heights.

manitex7-1

Crane Brasil: Quando essas linhas estarão disponíveis na América Latina e no Brasil?
Adriano Batazza: A aquisição da Manitex foi finalizada no início de janeiro. Portanto, ainda é muito cedo para discutir estratégias e iniciativas para a América Latina.
Crane Brasil: As vendas e o suporte pós-venda serão realizados diretamente pela Tadano ou por distribuidores independentes?

Adriano Batazza: Como mencionado anteriormente, a aquisição da Manitex foi concluída recentemente. Ainda é muito cedo para definir estratégias e iniciativas para a América Latina.
Crane Brasil: No caso da IHI Transport Machinery: com esta aquisição confirmada, quais são as perspectivas para expandir o portfólio de produtos da Tadano para os clientes no setor de manuseio de cargas?

Adriano Batazza: Esta aquisição está alinhada com o Plano de Gestão de Médio Prazo da Tadano, que se concentra em oferecer novos valores aos clientes, diversificando nosso portfólio de equipamentos e oferecendo uma gama mais ampla de soluções de elevação. É um passo importante na estratégia de crescimento da Tadano, fortalecendo nossa posição no mercado global de equipamentos de elevação.

Crane Brasil: Quais são os principais modelos ou tipos de equipamentos que estarão disponíveis?
Adriano Batazza: O negócio de sistemas de transporte da IHI Transport Machinery inclui guindastes treliçados, guindastes portuários, grandes guindastes offshore e guindastes para energia eólica.

Crane Brasil: Como esse equipamento pode complementar as linhas de produtos tradicionais da Tadano e a antiga marca Demag que já foi incorporada?
Adriano Batazza: Esta aquisição traz conhecimentos valiosos para a Tadano, aproveitando as conquistas da IHI e possibilitando sinergias com os negócios de guindastes sobre esteiras baseados na Alemanha da Tadano. A adição de novos equipamentos nos ajudará a preencher lacunas em nosso portfólio e atender a uma gama mais ampla de necessidades dos clientes. Agora, poderemos oferecer produtos complementares, como guindastes Ring Lift (desenhados sob encomenda) e outros tipos de guindastes treliçados.

ring crane
“Ring crane” – ultra pesado fabricado sob encomenda

Crane Brasil: Esta aquisição permitirá que a Tadano entre em novos segmentos de mercado ou nichos que não eram atendidos anteriormente?
Adriano Batazza: A Tadano continua focada no mercado global de elevação, com mais de um século de experiência na indústria. No entanto, gruas e guindastes portuários são novas adições ao nosso portfólio. Esses produtos nos permitirão desenvolver relacionamentos mais profundos com nossos clientes e atender melhor às suas necessidades de elevação. Além disso, os guindastes Ring Lift oferecem fortes sinergias com nossos guindastes sobre esteiras com lança treliçada fabricados na Alemanha, e esperamos que esses guindastes melhorem nossas capacidades de equipamentos para energia eólica offshore.

eGR-1000XLL-1-1
eGR-1000XLL-1-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral