A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), fundada em 1979 para difundir as atividades de Ensaios Não Destrutivos (END) e Inspeção, decidiu entrar em outro nicho de mercado e já criou “normas e regulamentos” para certificação de “profissionais que atuam na elaboração, supervisão e execução de planos de içamento e movimentação de carga onshore”. A iniciativa surpreendeu vários empresários do segmento de elevação de cargas – locadores e fabricantes – principalmente aqueles que, há anos, aguardam por um processo de certificação para operadores, riggers, sinalizadores e supervisores. A preocupação maior é que a Abendi, que é mais conhecida pela certificação de soldadores, não é especialista em operações com guindastes e gruas.
Tanto que a Diretoria de Especialidade de Máquinas e Equipamentos Industriais, do Setcesp (Sindicato de Transportes de Cargas), e o Sindipesa, principais entidades representativas do setor, já estão em negociações bastante adiantadas com a NCCCO – National Commission for the Certification of Crane Operators – para certificação de operadores de guindastes no Brasil. A NCCCO, cabe lembrar, é reconhecida como uma das certificadoras oficiais do OSHA (Occupacional Safety and Health Administration) – setor do Departamento de Trabalho dos EUA.