A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES NOS PLANOS DE RIGGING

A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES NOS PLANOS DE RIGGING

Por: Leonardo Scalabrini (1)

Falhar no planejamento é planejar o fracasso. Este ditado, repetido bastante nos ambientes de trabalho das indústrias, construtoras, empresas de engenharia, nunca foi tão atual, principalmente para o segmento de guindastes, içamentos e movimentações de cargas.

Por mais que, ainda, a elaboração do Plano de Rigging não seja obrigatória para todas as atividades com guindastes, mesmo o içamento mais simples precisa de um planejamento, para garantir que a operação ocorra com segurança dentro dos limites do equipamento, tendo em vista as condições do local de trabalho e pessoal envolvido.

Um Plano de Rigging documentado permite ao Operador do Guindaste, ao Rigger, ao Supervisor de Rigging, à equipe de segurança explorar previamente quaisquer parâmetros que possam se tornar um problema durante os içamentos e movimentações das cargas.

software-rigging
Figura 1 – Software LiftPlanner

Por esta ótica, e na medida que os guindastes se tornam mais sofisticados e tecnológicos, o Software para Planos de Rigging se torna ainda mais essencial para um projeto seguro.

Felizmente, hoje é possível contar com uma gama de soluções apresentadas pelo mercado. Seja por empresas específicas desenvolvedoras de programas ou por aplicações disponibilizadas pelos próprios fabricantes de guindastes.

Os primeiros Softwares para Planos de Rigging surgiram do meio para o final da década de 90. Nos Estados Unidos foram lançados nesta época o LiftPlanner, desenvolvido por empresa de mesmo nome e o 3D Lift Plan, da A1A Softwares. Na Europa, surgiram na França, o Methocad, e na Alemanha, o kranXpert (de empresa do mesmo nome) e o CRANEbee, da empresa Cranimax. Este último foi lançado como Cranimation, dentro da DEMAG e era fornecido para os clientes que adquiriam os guindastes desta marca.

O Brasil, desde 2009, conta com um Software fabricado com tecnologia e mão de obra nacional, o CranePRO, desenvolvido pela Crane Engenharia.

Todos estes programas têm em comum, além de serem feitos por empresas específicas, a disponibilização de recursos similares, tais como:

  • Pesquisa completa em todos os dados das Tabelas de Cargas Cadastradas.
  • Seleção Rápida do Guindaste de acordo com parâmetros escolhidos
  • Gráficos 2D e 3D dos Guindastes
  • Simulação do Içamento
  • Utilização Simultânea de vários Guindastes
  • Informações das Cargas aplicadas pelas esteiras ou patolas
  • Cálculos de Amarração (Estudo de Rigging)
  • Geração do Relatório Final, contemplando todos os campos acima.
software-rigging
Figura 2 – Software CRANEbee

Vale destacar, que todos estes softwares precisam de uma plataforma CAD ou BIM para seu funcionamento, sendo que para alguns, tal plataforma é embarcada no próprio programa e para outros, há a necessidade de aquisição de licença do AutoCAD ou do BricsCAD em adição à licença do Software para Planos de Rigging.

Pelo lado dos fabricantes de guindastes, nos últimos anos tem sido disponibilizados ferramentas com objetivo auxiliar no processo de elaboração de Planos de Rigging.

A MANITOWOC, pelo seu site na internet é possível acessar aplicações que permitem o cálculo das cargas das esteiras e patolas de seus guindastes.

A TADANO, também em seu site, possui uma aplicação com este objetivo, além de outras aplicações (estas com acesso somente para seus clientes) que ajudam e enriquecem a elaboração do planejamento.

Já a LIEBHERR, além de disponibilizar para seus clientes acesso ao LICCON, disponibiliza para o público geral, mediante o pagamento de anuidade, as aplicações o CP mobile e o Crane Planner 2.0, que se destaca por ser um software completo, com as funcionalidades similares a dos programas desenvolvidos pelas empresas específicas.

software-rigging
Figura 3 – Software Crane Planner 2.0

Mas é o uso de um Software para Planos de Rigging é realmente imprescindível para o processo de planejamento do içamento e movimentação da carga?

Não. Entretanto, com milhões de opções de configuração para a escolha de um guindaste, essa tecnologia em evolução é uma parte crítica de um içamento realizado com segurança e logo, bem-sucedido.

O mercado exige cada vez mais, demandando de plano, relatórios e informações cada vez mais detalhados sobre o guindaste, a carga, o local de trabalho e a equipe envolvida.

Os Softwares para Planos de Rigging ajudam os fornecedores de guindastes a serem competitivos e atenderem às solicitações de clientes (e clientes em potencial) para a documentação abrangente que envolve o planejamento do içamento e movimentação da carga. Ainda as opções gráficas como a com renderização 3D podem até ser utilizados como um diferencial de marketing ao competir por um contrato.

Foto Leonardo

  • Leonardo Scalabrini estuda e desenvolve projetos de tecnologia para o segmento de içamentos e guindastes, área a qual atua desde 2000. Contatos: leoscalabrini@gmail.com

 

Leia outros artigos do Leonardo Scalabrini:

O PLANO DE RIGGING EM 2 D E 3D

UM GUINDASTE, MILHARES DE CONFIGURAÇÕES

A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES NOS PLANOS DE RIGGING

O BÁSICO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RIGGING

A FALTA QUE FAZ UMA NORMATIZAÇÃO

 

2 comentários em “A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES NOS PLANOS DE RIGGING

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×