Estágio por estágio
Estamos cumprindo os objetivos traçados para CRANE Brasil. Primeira publicação brasileira focada na elevação, manuseio e transporte de cargas, vai ganhando aos poucos a abrangência nacional que almejamos desde o início. Sim, porque se a tecnologia não tem fronteiras – e estaremos sempre posicionando o leitor com o que de melhor vai pelo mundo afora – CRANE Brasil se diferencia de suas congêneres internacionais por privilegiar operações ocorridas no País.
Nosso objetivo será o de sempre relatar “cases”, operações, desafios e também questões legais que permeiam a experiência diária de prestadores de serviços atuantes no Brasil nos segmentos de elevação e transportes especiais, assim como da indústria de fornecedores que lhes dá o indispensável suporte.
Esta edição é emblemática nesse sentido. Temos a resposta técnica de um locador em Minas, que investiu em quatro novas gruas para atender ao projeto de maior visibilidade na capital do estado – um mini “plano piloto” nos moldes de Brasília, em plena BH. Há o aspecto lúdico e a magia de uma águia dourada de 350 quilos, voando suspensa a um guindaste até voltar ao topo do eterno “Theatro Nacional”, no centro do Rio, e do circo francês em Curitiba.
Mas há também a experiência cearense nos parques eólicos, o desafio do transporte vertical para cumprimento do cronograma do metrô paulista. A importância dos planos de rigging para racionalização e segurança das obras é novamente lembrada, assim como o enorme potencial do aço na construção. Da parte dos transportadores, sinalizações inequívocas em direção à valorização da atividade e dos seus compromissos com a sociedade.
O Editor