A grande surpresa da Goldhofer da feira de Bauma foi a nova marca ADDrive – uma inovação em módulos heavy-duties para transporte de cargas especiais. A tecnologia embarcada no ADDrive associa o know-how da fabricante alemã em módulos autopropelidos com os novos desenvolvimentos alcançados pela sua sexta geração de composições tracionáveis. O objetivo é oferecer em um único produto os benefícios das duas linhas. Com isso, amplia-se o leque de aplicações, ao mesmo tempo em que se garante maior força de tração, velocidade, disponibilidade e economia. O módulo ADDrive se torna, assim, o mais eficiente e flexível da frota do transportador. A flexibilidade amplia as aplicações possíveis, além de uma mobilização mais rápida da carreta – reduzindo significativamente os custos. É um equipamento que está, diariamente, pronto para usar.
Com o ADDrive, a transferência da carga de uma carreta rodoviária para um ou mais módulos autopropelidos – muitas vezes necessária, e feita mais de uma vez, dependendo das condições da rota e da carga – é coisa do passado. Mesmo na posição final de carregamento, o reposicionamento não é mais necessário. E o sistema também é bastante útil na transposição de pontes, onde o ADDrive pode ser configurado como um módulo tracionado convencional, até chegar à ponte a ponte, e então, como um módulo autopropelido, no momento da travessia. Se houver necessidade, o peso total de transporte é reduzido significativamente e a ponte com limitações de peso pode ser atravessada com segurança
Em modo tracionável, conjunto pode ser removido
O ADDrive pode ser completamente desconectado do seu sistema de acionamento hidromecânico – o que significa eliminar o fluxo de óleo na carreta. Isso, por sua vez, representa uma grande vantagem operacional. Porque a ausência de fluxo de óleo implica em nenhuma resistência ou geração de calor dentro do sistema – além do que ausência de desgaste e menor necessidade de manutenção. Com o ADDrive, mesmo paradas para arrefecimento do sistema (evitando o superaquecimento), para vencer trechos mais íngremes na rota, uma providência bastante comum quando se utilizam módulos convencionais, não são mais necessárias.
Além disso, quando o ADDrive estiver sendo usado como um módulo tracionável, o conjunto de potência pode também – se a operação permitir – ser removido e nem sequer levado. O que significa redução significativa do peso morto do módulo – já que pode ser mobilizado como uma plataforma normal (e transportado com velocidade de até 80 km/h) – ainda que todas suas outras especificações sejam mantidas, como a condição de flexão, para cargas concentradas, ou a configuração para melhor distribuição de cargas.
Essa nova tecnologia desenvolvida pela Goldhofer também permite a combinação com outros tipos de módulos e com a maioria dos veículos com mancais de articulação. Em alguns casos, o ADDrive pode requerer (e permite que isso seja possível) uma unidade adicional de tração (como, por exemplo, em regiões montanhosas e estradas íngremes). A condição de trânsito é bastante segura, já que o ADDrive é o primeiro equipamento heavy-duty equipado com sistema de frenagem eletrônico de resposta rápida (EBS). As principais especificações do modelo THP/ADD 4 (foto) são as seguintes: altura de carga (1.175 mm +/- 300 mm); comprimento de carga (6.000 mm), largura da composição (3.000 mm); pneus (215/75 R17.5).