GROVE SOBRE BALSA PERMITE REPARO DE PONTE COM TRÂNSITO

grove-ponteUm recente projeto para a reforma da ponte Patroom Island, que passa sobre o rio Hudson no estado de Nova York, apresentou um desafio bastante único para os profissionais envolvidos: posicionar um guindaste com capacidade suficiente sobre uma balsa embaixo da estrutura, possibilitando que o tráfego da ponte continuasse a fluir normalmente. A solução encontrada foi o guindaste telescópico sobre esteira Grove GHC75, que se sobressaiu como a melhor opção para o projeto.

Três empresas baseadas em Nova York foram responsáveis pela obra. A equipe optou pelo Grove GHC75 devido à sua alta estabilidade e manobralidade.

Tom Valenti, um dos engenheiros envolvidos no projeto, disse que a capacidade de 70 toneladas do GHC75 ofereceu o balanço perfeito entre a estabilidade de um guindaste sobre esteiras e a lança telescópica geralmente encontrada em guindastes para terrenos acidentados.

“Guindastes sobre esteira convencionais oferecem boa estabilidade em projetos aquáticos devido ao seu peso,” disse Valenti. “A diferença que faz o GHC75 superior é sua lança telescópica. Com ela, içamentos são realizados mais facilmente, com movimentos simples e diretos, sem a necessidade de estabilizar a lança e contrapesos.”

A principal tarefa do guindaste GHC75 na obra foi o posicionamento de bases de sustentação, o que envolveu o içamento de estruturas de aço submersas — tais quais amparam a ponte.

“Este projeto envolveu planejamento e execução bastante cuidadosos,” disse Valenti. “Tivemos que içar barras de aço de 6 toneladas até alturas de 25 metros com precisão e sem mover a balsa. A lança de 36 metros e o baixo centro de gravidade do guindaste ofereceram as características necessárias para realizar a tarefa com sucesso.”

A área de 13 x 3 metros ocupada pelo guindaste GHC75, relativamente pequena, possibilitou também vantagens adicionais não antecipadas pelas empresas envolvidas.

“Normalmente temos de empregar um rebocador para transitar ao redor do píer para posicionar o guindaste durante projetos em pontes,” disse Valenti. “Mas graças ao corpo compacto do GHC75 e sua alta manobralidade, foi possível realizarmos todas as operações necessárias a partir de um único local no rio, o que resultou em uma economia de custos considerável.”

O GHC75 tem a habilidade de içar e transportar 100% de sua capacidade, além de mover cargas a 360 graus. Estas características o fazem ideal para trabalhos complexos, oferecendo máxima versatilidade.

A ponte Patroom Island conecta os condados de Albany e Rensselaer. O projeto começou em junho de 2013 e foi finalizado em dezembro de 2015. Mais de 70 mil pessoas trafegam diariamente sobre a ponte de 550 metros de comprimento.

As construtoras envolvidas na obra alugaram o guindaste GHC75 da Stephenson Equipment, que oferece vendas e aluguel de equipamentos de construção, asfaltamento e guindastes desde 1957. A empresa tem sete sucursais nos estados de Pensilvânia e Nova York. A Stephenson Equipment é um distribuidor oficial de guindastes Manitowoc, Grove, National Crane e Potain.

A Manitowoc conta com unidades da linha GHC já disponíveis para vendas e para demonstrações no México e Chile para que interessados possam conferir os guindastes de perto. Para mais informações, por favor entre em contato com o seu representante local ou diretamente com a Manitowoc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×