A construção do novo museu do Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo (SP), está a pleno vapor na principal avenida do Brasil, em termos econômicos. Localizado na Avenida Paulista, entre as ruas Consolação e Bela Cintra, o projeto desenhado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, contará com 44 m de altura, correspondentes a um edifício de 14 andares.
Desse total, três andares serão destinados somente para exibições. Abrigarão, por exemplo, um auditório para 150 pessoas, um cinema, uma biblioteca de fotografia, livraria e salas de aula para cursos. A execução do projeto é da All’e Engenharia, que conta com uma grua em operação no local. O grande desafio é o espaço delimitado de operação, com um terreno de 50 x 20 m, cercado por prédios e pedestres circulando na região.
O projeto era um sonho antigo do IMS, que sonhava em ter uma área própria maior do que a sediada em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo, concluída em 1996. Dessa forma, exposições de artes, como fotografia e mostras de cinema, poderão ser exibidas no coração de São Paulo. A inauguração dessa nova unidade está prevista para 2017.