Três gruas Linden Comansa em operação no rio Kwanza, em Angola, estão ajudando a garantir a oferta de energia elétrica no país. Elas vêm sendo utilizadas na expansão e modernização da hidrelétrica de Cambambe, localizada a 180 km da capital, Luanda, cuja capacidade será aumentada de 180 MW para 960 MW. Com isso, a usina passará a suprir energia para uma população de 8 milhões de habitantes, que se concentram na capital angolana e em outras seis cidades da região.
Para expandir a capacidade instalada de hidrelétrica, a Construtora Odebrecht, que é responsável pela obra, precisou elevar a altura da barragem existente em mais 20 m, ampliando a área do reservatório de 2 km2 para 5,5 km2. Essa intervenção permitirá que os quatro geradores instalados produzam 65 MW cada um, em vez dos 45 MW anteriores.
Para realizar esse alteamento da barragem, a construtora precisou movimentar mais de 65 mil metros cúbicos de concreto, tarefa que exigiu a movimentação de duas gruas modelo 21LC750, com capacidade máxima de 48 t, e uma 21LC400, que eleva até 18 t de carga. Os dois primeiros modelos foram instalados na fase de concretagem, sendo um na margem esquerda do rio e outra na direita, com alturas livres de 78,8 m e 87,2 m, respectivamente.
Após 18 meses de operação e o avanço da concretagem, o guindaste de torre da margem esquerda foi substituído pelo modelo 21LC400, que trabalha atualmente nos serviços de montagem eletromecânica. Ele opera com uma altura livre de 80 m e foi montado sobre os mesmos pontos de fixação do modelo anterior, o 21LC750. Após atuar na construção da casa de força, movimentando pré-moldados de concreto de até 19 t cada, essa grua vem sendo utilizada atualmente na instalação de turbinas e geradores.
As gruas foram locadas pela distribuidora da Linden Comansa em Angola, a Ibergru, que realizou o acompanhamento técnico durante toda a operação. A montagem dos equipamentos ficou por conta da fabricante, sendo que o mais alto (a grua da margem direita) foi erguido com 12 seções de 2,5 m de largura e três seções de 5 m na base. A obra de expansão da hidrelétrica de Cambambe tem conclusão prevista para dezembro deste ano.