Durante a M&T Expo 2015, a Gorilla lançou o Crane Desk, após três anos de desenvolvimento da tecnologia. Trata-se de uma solução de telemetria e gerenciamento de máquinas, desenvolvida especialmente para usuários finais, locadores e revendedores de equipamentos, como guindastes, gruas, caminhões, entre outros.
O sistema fornece informações em tempo real, como o controle de horas trabalhadas da máquina, localização, controle de manutenção preventiva e corretiva, monitoramento do combustível. “A solução ainda verifica questões energéticas, como a utilização do ar condicionado a níveis superiores ao suficiente”, comenta Igor Diniz, gerente comercial da Gorilla. Com o fornecimento de relatórios operacionais e gerenciais, representa a diminuição de diversos custos para a proprietária do equipamento.
Atualmente, o Crane Desk se encontra em testes em diferentes guindastes, como um Manitowoc para 250 t e um Terex para 550 t. Esses dois guindastes no Rio de Janeiro, mas há também testes em equipamentos em São Paulo e no Maranhão, por exemplo.
A Gorilla realiza também a certificação de equipamentos, atestando sua eficiência por um ano. “O que costuma dar mais problemas nas máquinas de locadores e usuários finais são o cabo de aço e a lubrificação”, afirma Mario Bonizzoni, gerente técnico da empresa. São e já foram realizadas checagens de itens e acessórios pequenos a até guindastes de 1350 t.