ACRO CABOS PROMOVE TREINAMENTO GRATUITO DE SEGURANÇA

ACRO CABOS PROMOVE TREINAMENTO GRATUITO DE SEGURANÇA

A Acro Cabos, empresa especializada em equipamentos para elevação, amarração e movimentação de cargas, vai realizar, no dia 7 de junho, em Macaé (RJ), um treinamento gratuito voltado à segurança na movimentação de cargas em operações onshore e offshore. A ação surge em resposta ao aumento de acidentes registrados no setor, que, entre outros fatores, resulta do aquecimento do mercado e da intensificação das atividades marítimas.

Intitulado “Movimentação de Cargas: Uso seguro de Ferramentas na Movimentação de Cargas”, o treinamento terá o limite de 30 vagas e será ministrado por Silvio Silva, Consultor Técnico da Acro Cabos, e especialista em Lingas de Cabos de Aço.

Com vasta experiência na área, Silva abordará tópicos essenciais para a segurança operacional, como a correta interpretação de normas técnicas e regulamentadoras, boas práticas no manuseio de equipamentos, uso adequado de ferramentas de içamento, e diretrizes para inspeções periódicas. O especialista também deve trazer à discussão técnicas de inspeção visual e dimensional, indispensáveis para garantir a integridade dos materiais e prevenir falhas que possam ocasionar acidentes.

“Investir em treinamento é investir na vida dos trabalhadores e na eficiência das operações onshore e offshore”, destaca Silva. “Por isso, estamos comprometidos em oferecer conhecimento técnico de qualidade para fortalecer o setor. Nosso objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento técnico, fortalecendo o setor com profissionais cada vez mais qualificados e conscientes.”

O treinamento acontecerá na Estrada principal do Imburo, S/N, em Macaé, RJ. O início das atividades será às 8h.

Aquecimento do setor offshore exige reforço de práticas seguras

Em 2024, o Brasil alcançou 144 blocos exploratórios offshore, um aumento de 44% em relação a 2023. No total, os blocos offshore alcançaram uma área de 108 mil km², aumento de 40,25% em relação à área marítima explorada em 2023. O setor deve seguir em ascensão. De acordo com o plano estratégico da Petrobras, estão previstos US$ 102 bilhões em investimentos no quinquênio 2024-2028, 31% a mais do que no ciclo anterior. Além disso, em dezembro de 2024 a empresa assinou um contrato de R$16,5 bilhões para a construção e afretamento de 12 novos navios de apoio às suas plataformas offshore.

Esse crescimento reforça a necessidade de intensificar treinamentos e práticas de segurança nas operações do setor. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), somente na exploração de petróleo, foram registrados 731 acidentes em 2024. Foi o maior número de ocorrências desde o início da série histórica, em 2011, e resultando em 183 pessoas feridas e uma morte. São números que consolidam uma tendência preocupante, já que em relação a 2023 o aumento de acidentes foi de 1,8%, e em relação a 2022 foi de 22,4%.

O treinamento chega em um momento crítico, em que o avanço das operações offshore contrasta com a persistência de falhas básicas nas rotinas de segurança. Em muitos casos, os acidentes têm origem em procedimentos mal executados, uso inadequado de equipamentos ou desconhecimento de normas.

“A profissionalização da segurança deve acompanhar o ritmo da expansão do setor”, afirma Fernando Fuertes, Engenheiro e Desenvolvedor de Novos Negócios da Acro Cabos. “Não basta investir em tecnologia e infraestrutura. É preciso garantir que cada operação seja conduzida com excelência técnica, domínio das normas e, sobretudo, responsabilidade com as vidas envolvidas.”

Foto: Macaé (Divulgação Acrocabos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×