UMA EXPERIÊNCIA EXCLUSIVA EM FÁBRICA NA ITÁLIA

UMA EXPERIÊNCIA EXCLUSIVA EM FÁBRICA NA ITÁLIA

Um grupo de locadores brasileiros visitou em fevereiro a fábrica de guindastes RT da Terex, em Bolonha, na Itália, a convite da empresa e de seu distribuidor no Brasil, a Envimat. Foram dois dias de programação, na linha de produção e no campo de provas, onde os usuários tiveram oportunidade de fazer um test-drive dos guindastes Terex Rough Terrain (RTs) e assistirem a uma apresentação de outra linha da Terex, os guindastes industriais tipo Pick & Carry, marca Franna. Não faltaram também oportunidades de confraternização, em dois dias livres, incluindo uma visita ao Museu da Ferrari.

terexdays

“Foi uma experiência aprazível e estimulante”, diz Guilherme Saraiva Junior, diretor da Saraiva Equipamentos. “Pudemos verificar guindastes tipo RT mais compactos que modelos de outros fabricantes, com capacidade para içamento que impressiona quando comparado às dimensões do equipamento”. Ele destaca também a padronização do sistema de funcionamento, permitindo que um operador treinado em uma máquina de 35 t possa operar também equipamentos de maior capacidade. “A tela da máquina possui layout simplificado, com utilização de ícones ao invés de palavras para funções, o que torna o treinamento simplificado e ágil”.

Myla e Almiro-Terex Days
Almiro Calmon e Myla Cohim, da Vertical Equipamentos

Para Myla Cohim, diretora da Vertical Equipamentos, que esteve acompanhada de seu pai e fundador da empresa, Almiro Calmon, a visita serviu para comprovar a qualidade dos produtos da linha Terex atual. “São equipamentos diferenciados e a recepção da Envimat e a programação foram excelentes”.

Stefan
Stefan Biskupski e o engenheiro Tássio Henrique Santos Costa, da Bolbi Movimentação de Cargas

Stefan Biskupski, diretor da Bolbi Movimentação de Cargas, esteve presente junto com um dos engenheiros da empresa, Tássio Henrique Santos Costa. “Pudemos observar na linha de guindastes RT Terex, desde seus recursos e funcionalidades até o detalhado processo de montagem, com utilização de componentes de alta tecnologia e confiabilidade, aspectos essenciais para a qualidade e eficiência dos equipamentos”. Ele lembra que “esse contato direto é fundamental, pois, no momento de aquisição, já contamos com equipamentos tecnicamente homologados, garantindo maior segurança e assertividade nas decisões”.

Terexdays-NilsonRocha
Nilson Rocha, diretor da Guindastec

Nilson Rocha, diretor da Guindastec e o engenheiro da empresa, Alexandre Pletz, tiveram uma grata surpresa, segundo ele, ao conhecer uma linha de RTs totalmente nova, fabricada com tecnologia e padrão europeu. “No Brasil, muita gente ainda tem a imagem daqueles guindastes Terex RT mais antigos, fabricados nos EUA e pensem que a linha atual é apenas uma modernização daquela linha. Mas. não. São equipamentos totalmente novos”. Nilson Rocha, que não perdeu a oportunidade de operar um dos guindastes, elogia o painel, interativo, com símbolos, facilitando a operação. “O que mais me agradou foi o tamanho dos guindastes de 30, 40 e 50 t, muito compactos, e a boa tabela de carga”.

Dioebiton Benedito de Souza

Para Dioebiton Benedito de Souza, da área técnica do Grupo Cunzolo, o que mais chamou a atenção foi o avançado sistema de segurança das máquinas. “O sistema inibe o erro e não permite a operação se a máquina não estiver 100% programada. Tem contrapeso removível e um sensor que acusa se ele está acoplado ou não. É também uma máquina de fácil programação, deslocamento suave”. Outra característica que ele achou fundamental é a intercambialidade das peças, de uma máquina para outra e com peças disponíveis no mercado nacional. ”Não ficamos dependentes de importação, em caso de reposição, inclusive de válvulas e peças do motor”.

terexdays

Linha industrial Franna – Os locadores brasileiros também puderam conhecer melhor por meio de conteúdo virtual e PPt a linha Pic & Carry Terex Franna – e diferentes exemplos de aplicação, de remoção industrial a movimentações de pátio. “Em muitos casos, o que exigiria a mobilização de dois equipamentos, o guindaste Franna, com um içamento e manobra da carga, faz. É um guindaste bastante versátil”, diz Guilherme Saraiva Junior, da Saraiva Equipamentos. “É um equipamento que já existe no Brasil, mas ainda pouco conhecido e pouco utilizado nas soluções de movimentação de carga. Estamos curiosos para ver o equipamento em atuação mais ampla no país e em quais atividades será um diferencial importante no mercado”.

terexdays
Um “plus” para os visitantes: o Museu da Ferrari

Experiência de mercado e visão estratégica

godinho5
L.G. Godinho

Quem acompanhou o grupo de locadores brasileiros à fábrica da Terex, na Itália foi um profissional muito conhecido no segmento de movimentação de cargas: L.G. Godinho, que assumiu recentemente a gestão comercial da Envimat, com sede em São Carlos (SP), distribuidora oficial Terex no Brasil. Com mais de 30 anos de experiência no setor de guindastes, Godinho iniciou em janeiro de 2025 um novo capítulo em sua bem-sucedida carreira.  Reconhecido por sua atuação estratégica, amplo conhecimento técnico e profundo relacionamento com o mercado, Godinho chega com a missão de ampliar a presença da marca no país e contribuir para a consolidação da Envimat como referência no fornecimento de soluções em movimentação de cargas. “Além dos guindastes RT, a chegada da linha Franna ao Brasil representa uma inovação importante no segmento de guindastes industriais. Nosso objetivo é apresentar essa tecnologia ao mercado, mostrando seu desempenho e versatilidade nas mais diversas operações”, afirma o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral