Em anos dá um número quebrado, 16,67 anos, desde que iniciamos a Crane Brasil, mas 100 edições (somos bimestrais) já é um marco e incentivo para dar sequência ao trabalho. Uma oportunidade também para agradecer às empresas e profissionais da área de movimentação e trabalho em altura, que têm nos prestigiado com seu apoio, leitura e audiência. A pauta, como sempre, é variada, sem perder o foco e o compromisso de registrar e revelar tendências do mercado em questão – e compartilhar experiências, tecnologia e conhecimento de empresários e especialistas – que possam referenciar as operações no dia a dia.
Entre outras, gostaria de destacar nas páginas que seguem as diversas colaborações e artigos que tocam na questão das normas que regulamentam as atividades, para garantia de eficiência e segurança nos içamentos. Iniciamos aqui, inclusive, uma série de matérias sobre a regulamentação dos planos de rigging. Algo necessário, mas sujeito a controvérsias e com debates em fase preliminar no âmbito na ABNT. Todo pano pra manga, podem aguardar, nas próximas edições.
Chamo a atenção igualmente para os investimentos em curso, públicos e, em particular, os privados (diretamente ou mediante concessões) e sua contrapartida em aportes sucessivos na renovação e ampliação de frota de locação e transporte. Politicagem à parte, o país não abandona sua trajetória meio errática, mas contínua, de crescimento e integração global.