VLI CAPTA R$1 BILHÃO PARA INVESTIMENTOS NA FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA

VLI CAPTA R$1 BILHÃO PARA INVESTIMENTOS NA FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – finalizou o processo de captação de R$ 1 bilhão em debêntures, preparando-se para realizar investimentos na malha da Ferrovia Centro-Atlântica, previstos no processo de renovação antecipada da concessão que está em curso no Ministério dos Transportes. Os recursos serão utilizados para modernização da via permanente, construção e modernização de pátios e melhorias no material rodante que circula na FCA.

“Desde sua criação, em 2011, a VLI, dentro do seu propósito desenvolvimentista visando a transformação da logística do Brasil, já investiu mais de R$ 14 bilhões, em valores corrigidos, diretamente na FCA. Esse valor corresponde a mais do que 100% do caixa gerado na operação da concessão, sendo que o excedente de investimento foi feito com aportes de capital”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

Além desses valores, diversos investimentos foram realizados para a construção e a modernização de terminais integradores que conectam o modal rodoviário ao ferroviário, aumentando a eficiência da logística de grãos, açúcar, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos, minérios e outras cargas diversas.

Somado a tudo isso, desde sua privatização, em 1996, a FCA já transferiu cerca de R$ 17,5 bilhões – em valores corrigidos pelo CDI/SELIC – aos cofres públicos, referentes à outorga/arrendamento da concessão, contribuindo para o desenvolvimento de outras infraestruturas da logística nacional.

“Essa captação de debêntures nos prepara para fazer novos investimentos na FCA assim que ocorrer a renovação da concessão, esperada para 2026. Novas captações só devem ocorrer após a concretização do processo, que já passou por audiência públicas”, completa Marchiori.

Na operação, o BTG Pactual, o BNDES e o ABC Brasil coordenaram a emissão, sendo que o BNDES subscreveu 50% do valor, na tranche de mais longo prazo. Ao todo, o projeto de investimento habilitado pela portaria do Ministério dos Transportes é estimado em R$ 3,9 bilhões.

Obras na FCA

Os recursos poderão ser aplicados na construção de sete pátios ferroviários, que contribuirão com a eficiência da operação na Ferrovia Centro-Atlântica. Os pátios estão localizados nos Corredores Sudeste – ligação entre o DF e os portos da Baixada Santista – e Leste, que conecta o Triângulo Mineiro aos portos do Espírito Santo.

Cerca de R$ 600 milhões poderão ser aplicados na manutenção de trilhos e dormentes em todos os corredores logísticos da FCA. O projeto também contempla a manutenção de material rodante, com a substituição planejada de mais de 6 mil unidades de rodeiros de vagões, a um custo estimado de R$ 100 milhões.

Renovação FCA

A proposta de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, em análise pelo poder público, poderá gerar uma nova onda de investimentos que incluem a modernização da malha da FCA, aquisição de vagões e locomotivas e o aumento de carga transportada para segmentos de grande peso no PIB brasileiro. Além disso, há previsão de dezenas de obras de solução de conflitos urbanos, gerando impactos positivos para a economia nacional e comunidades do entorno da ferrovia.

“Após as audiências públicas realizadas no fim de 2024, fizemos alterações em nossa proposta inicial para renovação antecipada, escutando atentamente as demandas que nos foram apresentadas por diversos stakeholders relevantes. Estamos confiantes de que nossa proposta evoluiu ainda mais. Nossa estratégia é seguir conectando as estruturas da FCA aos outros negócios da VLI, atendendo de forma abrangente diversas geografias e segmentos produtivos, apoiando o crescimento de negócios nos setores primário e secundário da economia e fomentando a expansão da Balança Comercial. Ampliar nosso horizonte de atuação é essencial para mantermos investimentos”, declara Marchiori.

O CEO destaca, ainda, que, de forma isolada, a FCA é uma operação deficitária, cujos investimentos têm sido viabilizados pela sinergia e fomento de todo o ecossistema da VLI, que incorpora os terminais integradores, terminais portuários, ferramentas digitais para integração rodoviária e compartilhamento de tecnologia, P&D, custos operacionais e despesas administrativas com os outros negócios da empresa. “Nossa proposta para renovação antecipada tem por objetivo trazer um equilíbrio para o negócio, garantindo um novo ciclo com investimentos de dezenas de bilhões de reais, criação de milhares de empregos e sustentabilidade para a operação”, conclui.

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