INSTALAÇÃO DE LAMINADOR DE 556 TONELADAS

INSTALAÇÃO DE LAMINADOR DE 556 TONELADAS

A Transdata Engenharia e Movimentação Ltda, certificada pela norma NBR ISO 9001, com sede em São Paulo (SP) e atuação em todo o Brasil e demais países da América do Sul, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Remoção Técnica, pela trabalho realizado na Aperam para substituição, em sua linha principal de produção, do laminador de tiras a quente. A operação foi realizada no período de setembro de 2023 a fevereiro de 2024, em Timóteo (MG).

O volume total de movimentação foi de 824 t. Foram utilizados um guindauto Palfinger PK 10002 (30 t), linha de 16 eixos (montada em quarta fila) autopropelida MSPE /Cometto, pórtico hidráulico com quatro pernas para 1000 t Lift System e outro para 500 t do mesmo fabricante. Como acessórios, foram usados uma viga para movimentação (14 m) e chapa olhal de içamento (300 t) da própria Transdata.

O escopo incluiu movimentação, verticalização e posicionamento na base provisória de duas cadeiras de laminação (134 t). E, depois de um intervalo para pré-montagem do laminador todo, retorno para içamento, movimentação com linha de eixo autopropelida e base final do laminador pré-montado (556 t) na linha de laminação de tiras a quente.

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Como em toda instalação industrial, o desafio era o espaço restrito e a necessidade de reduzir ao máximo o tempo de paralisação da linha de produção. Por conta disso, a Transdata evitou o uso de guindastes de grande porte e optou pelo recebimento e transporte das cadeiras em linhas de eixo autopropelidas. E sua verticalização em um fosso provisório para pré-montagem e testes, antes da interrupção da linha de produção, pela equipe do cliente. Quatro meses depois, a equipe da Transdata voltou para içamento do laminador pré-montado (556 t), com um pórtico de 1000 t e adicionando mais 10 eixos à linha autopropelida.

Com uso de uma “viga para movimentação do laminador”, projetado exclusivamente para esse projeto, o laminador foi içado por dois pontos, sem necessidade de abrir o telhado da linha de produção. E, depois, novamente com os recursos da linha autopropelida, a peça foi transportada até o local de instalação final. A redução de custos foi de 125% comparada com a solução proposta pelo fabricante do equipamento, e com prazo de execução de 60 dias no total.

 

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