TROCA DE MOTOR ROTATIVO DE 45 TONELADAS

TROCA DE MOTOR ROTATIVO DE 45 TONELADAS

A Vertical Equipamentos, certificada pela norma ISO 9001, com sede em Simões Filho (BA) e atuação nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Içamento de Cargas, pelo trabalho de remoção e instalação de tambor rotativo. A operação, realizada no mês de setembro de 2023, em Camaçari BA), teve como contratante a Birla Carbon.

Com peso de 45 t, a carga, cilíndrica, foi içada a 9 metros de altura. Foram empregados como equipamentos principais dois guindastes Liebherr LTM-1220-5.1, com capacidade para 220 t. Como equipamentos auxiliares foram utilizados dois guindastes: Sany STC900T5 e Liebherr LTM-1090-4.1, configurados para 70 e 90 t, para atividades de carregamento e descarregamento. O transportador utilizado foi  uma composição com 14 linhas de eixos Goldhofer THP-SL 4/6, com capacidade para 440 toneladas.

Toda operação foi realizada com planejamento rigoroso nas suas diversas fases (Carregamento e descarregamento do tambor rotativo novo; remoção do tambor rotativo defeituoso e posicionamento e instalação do tambor rotativo novo na unidade), com respaldo de planos de rigging específicos elaborados pela equipe de engenharia da Vertical Equipamentos.

icamento-vertical

O principal desafio foi o espaço limitado para mobilizar os equipamentos e as dimensões da peça. Em razão das estruturas existentes, foi necessário inclinar a peça para efetuar sua remoção. Essas condições operacionais representaram uma limitação para realizar a operação com um guindaste de maior capacidade. A proposta técnica da Vertical Equipamentos envolveu a utilização de dois guindastes de 220 toneladas, a serem posicionados em um espaço específico, para possibilitar a inclinação necessária para desvincular a peça das estruturas existentes e, em seguida, proceder com sua remoção.

Com essa solução, não foi necessário remover as estruturas existentes, evitou-se a interferência no funcionamento de outros equipamentos da unidade e os custos na mobilização de um guindaste com capacidade de 400 t. O trabalho, com execução prevista em um período de quase um mês, foi realizado em sete dias. A estimativa de redução de custos é da ordem de 70%.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×