SOLUÇÃO INTEGRADA EM MONTAGEM INDUSTRIAL

SOLUÇÃO INTEGRADA EM MONTAGEM INDUSTRIAL

A Montcalm Montagens Industriais, certificada pelas normas ISO 9001-2015, ISO 14001-2015 e ISO 45001, com sede em São Paulo (SP) e atuação em todo o território nacional, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Trabalho em Altura, pela montagem eletromecânica das instalações do Sump de Emergência e SE-1815VG, na Mina de Vargem Grande, em Nova Lima (MG). O escopo da empresa nesse projeto foi bem amplo, oferecendo uma solução integral, envolvendo também içamento de cargas e estudos de rigging para montagem das diversas estruturas do complexo: eletrocentro, torre central, torres de escadas e treliças.

O caso de uma das treliças, com peso de 33 t, instalada a 21,90 m, é exemplar do planejamento que antecipou o início de todo esse conjunto de atividades. Tendo em conta a área onde foram realizadas as atividades de pré-montagem, montagem e ajuste final da treliça – onde havia equipes de operação da contratante Vale e outras empresas a seu serviço, a Montcalm fez inicialmente a análise de riscos associados às atividades a serem realizadas, com base nos procedimentos de SMS aplicáveis. Também foram considerados os critérios de qualidade definidos no PIT – Plano de inspeção e teste e procedimentos da qualidade, o prazo para execução e os custos associados.

Diversas etapas foram superadas progressivamente: definição da equipe, com profissionais qualificados e experiência na execução dessas tarefas elaboração da ART; definição da área de pré-montagem; elaboração do plano de rigging, com validação de recursos; isolamento e preparação do terreno; transporte dos componentes da treliça; pré-montagem; transporte da treliça; içamento; montagem; e ajuste final.

Montcalm-Case 2024

Foram mobilizados na obra, dois guindastes Liebherr, com capacidades de 110 e 250 t (LTR 1100 e LTM 1250) e duas plataformas Genie (Z-62/40 e Z-80/60), com altura de trabalho de 20 e 26 metros. Além de uma carreta extensiva para transportar a galeria com 30 metros de comprimento da área de pré-montagem, a 300 metros do local.

O principal desafio foi a restrição de área para movimentação, transporte e içamento da estrutura. Faltava também espaço físico para alocar um guindaste, em razão da proximidade de um transportador de correias em operação. Havia necessidade de programação para paralisação da via, onde o guindaste de esteira ficou posicionado para início da operação. Assim como preparar o terreno para que esse guindaste pudesse se deslocar durante a operação e fixação da treliça nas torres.

Montcalm-Case 2024

A solução proposta foi utilizar o guindaste sobre esteiras (LTR 1100), deslocando-se com a treliça na via para alcançar a posição final de montagem (Torre Central). Enquanto o rodoviário (LTM 1250), que buscou a treliça na rua, passasse a lança por cima do transportador e assim alcançasse o ponto de montagem final. Foram utilizados um andaime para a fixação do lado da Torre 2-3B e duas plataformas elevatórias do lado da Torre Central. O trabalho foi executado em dois dias, em abril de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×