A YOKE Industrial Corporation é uma empresa relativamente nova no mercado global de acessórios para movimentação de cargas. No entanto, tem ampliado continuamente sua linha de produtos, que hoje são comercializados por mais de 100 distribuidores, cobrindo 50 países em seis continentes. Também obteve todas as certificações essenciais para esses produtos, visando seu uso em indústrias e aplicações específicas.
A YOKE é uma empresa certificada pela ISO 9001 e possui homologação pelas principais autoridades internacionais como API, SABS, ABS, BG Prufzert e DNV. Todos os produtos Grau 8 e Grau 10 de elevação YOKE são fabricados de acordo com EN 1677 e obtêm a certificação H91 da BG Prufzert Alemanha. Desde que iniciou suas atividades, em 1985, na cidade industrial de Taichung, em Taiwan, a YOKE soube agregar em seus processos de produção seus principais diferenciais competitivos.
Taiwan não se pode esquecer é um grande centro global de fabricação de semicondutores, reunindo fornecedores como a TSMC, AMD e Intel e outros relacionados à tecnologia de ponta. O nível de escolaridade médio é alto e a empresa tem uma relação muito próxima com a Universidade Nacional de Taiwan. E também com um fornecedor doméstico de aço, o que permite modificar a composição de certos elementos do aço que utiliza, garantindo que sua resistência e outras características ofereçam o nível de desempenho desejado pela YOKE.
O portfólio da empresa inclui acessórios de elevação Grau 8 e Grau 10,, manilhas, soquetes para cabos de aço, ganchos para ROV, pontos de elevação, articulações de contato, gancho de elevação e patescas. Hoje, todos os produtos de içamento da YOKE possuem um chip integrado que incorpora tecnologia RFID e NFC para conectividade versátil. O que permite que os usuários acessem por um aplicativo de celular o Certificado de Conformidade do Fabricante, um Guia do Usuário para o produto, uma Verificação Pré-Uso passo a passo e tenham acesso ao histórico de testes e inspeções do item. Além disso, a ferramenta oferece uma visão integrada de ativos para a gestão de toda a organização.
Digitalização
A Yoke Industrial Inc. esteve presente na FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção), realizada em São Paulo, de 22 a 24 de outubro, para apresentação de seu portfolio de equipamentos de segurança para trabalho em altura e proteção contra-quedas, chamado de N-Series. Segundo Al Tanzil, diretor da Yoke Inc, subsidiária baseada nos EUA que atende as Américas, na fase de desenvolvimento atual, a YOKE está implementando dois programas estratégicos para atender a demanda crescente e que transformarão a maneira como seus clientes os produtos da marca e como esses produtos são fabricados: Digitalização e Automação. No caso do primeiro, não se trata de converter processos analógicos em digitais, isso já foi feito, há muito tempo. Sempre com base no chip RFID/NFC integrado, “os pequenos pontos azuis”. A ideia é que os usuários gerenciem o ativo digitalmente, oferecendo acesso imediato em campo à certificação, instruções e histórico de inspeção do item.
A digitalização é voltada particularmente para grandes organizações que possuem um vasto escopo de equipamentos de elevação para gerenciar. E muitas também enfrentam desafios complexos de conformidade regulatória específicos da indústria. Um dos clientes atuais da YOKE, uma renomada empresa de petróleo e gás natural, por exemplo, está atualmente gerenciando mais de 30.000 ativos digitalmente.
Automatização
O departamento de usinagem CNC da YOKE foi altamente automatizado em uma instalação próxima, dentro do mesmo parque industrial, mas separada de sua localização principal, para onde foi transferido há pouco mais de um ano. Lá, 220 robôs realizam todas as tarefas anteriormente executadas pelos funcionários da linha. Um sistema de carrinhos automatizados leva materiais de entrada a cada estação de trabalho (ou máquina) em uma mesa e remove mesas cheias de itens pós-processo, significando que os funcionários nunca precisam entrar na área de trabalho de cada estação, aumentando a segurança.
Existem ainda várias pessoas trabalhando na área de CNC, monitorando o desempenho de cada máquina e fazendo ajustes quando necessário. Em vez de substituir totalmente a mão de obra, a empresa tem buscado capacitar os trabalhadores para tarefas mais orientadas à engenharia, saindo de funções de produção por vezes repetitivas. Foi a própria engenharia da YOKE, aliás, que personalizou o processo de automação. O objetivo é o de construir, a longo prazo e progressivamente, uma fábrica totalmente automatizada de primeira geração, que eles possam duplicar para escalar e também continuar a inovar.