A XCMG anunciou que seu guindaste XCA5000 concluiu uma operação de montagem em usina eólica, na China, o que o transforma no primeiro modelo todo-terreno (AT) da classe de 2.000 t de capacidade a ser aplicado em um projeto de construção em todo o mundo. Considerado o maior guindaste sobre rodas do mundo, segundo a fabricante, o equipamento foi utilizado na instalação de um aerogerador de 2 MW, na província chinesa de Yunnan.
Para chegar ao local de operação, o guindaste precisou percorrer sete províncias, vencendo nevascas e um trecho de 10 km de estrada montanhosa e pista irregular, comprovando a capacidade de seu chassi e sistemas de frenagem. No site de operação, com 600 m2 de área e localizado 3.000 m acima do nível do mar, o XCA5000 enfrentou o desafio de içar a nacele, uma peça de 91 t de peso, com 8,5 x 4x 4 m de dimensões, a uma altura de 81 m.
A operação se revelou particularmente desafiadora em função dos fortes ventos que incidem no local e atingiam até 16 m/s de velocidade. Além de içar o aerogerador a sua posição final, o guindaste também atuou na montagem da torre, composta por uma base de 22 m e 68 t de peso e por outras duas seções, até atingir sua altura total de 81 m. Segundo a XCMG, o guindaste tem capacidade para a instalação de aerogeradores de até 3,6 MW de potência, atingindo 110 m de altura.