MONTAGEM DA CORREIA TRANSPORTADORA EM OURO PRETO

MONTAGEM DA CORREIA TRANSPORTADORA EM OURO PRETO

Por Equipe Técnica Locar

Com mais de 36 anos de experiência, a Locar Guindastes e Transportes Intermodais S/A segue rumo ao seu propósito de ser parte do desenvolvimento do Brasil sendo referência na movimentação de cargas e pessoas. Compartilhamos orgulhosos mais uma operação de sucesso que tivemos a honra de executar ao lado de um time experiente, com foco total na segurança das pessoas durante todo o processo.

Escopo – Montagem da Correia Transportadora com comprimento de 95,5 metros, largura de 4,7 metros, altura de 10,62 metros e peso de 280,0 t. Em função das suas dimensões não foi possível montar a estrutura no local da operação, porque a área é de armazenagem de minério.  O cliente decidiu realizar a pré-montagem da Correia Transportadora em três partes: a pré-montagem do Módulo Central com peso de 80,0 toneladas ocorreu no local da operação e duas extremidades Módulos da Extremidade com peso de 100,0 toneladas/cada na área pulmão, a uma distância aproximada de 2,3 quilômetros da obra na cidade de Ouro Preto (MG).

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Imagem 1

Desafio – O desafio principal do projeto foi o planejamento da montagem completa da estrutura, porém o transporte dos Módulos das Extremidades exigiu estudos de transporte dedicado, com igual exigência técnica quando comparado com os estudos de rigging dos guindastes. Para definir o modelo do conjunto transportador, foi necessário avaliar a viabilidade geométrica do trajeto, dimensionando dois módulos de linha de eixo com a mesa de giro (Imagem 1), porém, ao calcular a estabilidade, o ângulo do limite de tombamento não era condizente ao trajeto, havendo a necessidade de alterar o conjunto transportador.

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Imagem 2

Foi realizado o estudo de viabilidade com base nos acessórios disponíveis das linhas de eixo e o que melhor se enquadrou no quesito estabilidade, foi a plataforma unindo os módulos da linha de eixo (Imagem 2), porém aumentando o raio de curvatura do conjunto. Após alteração do conjunto transportador o raio de curvatura aumentou, ocorrendo a necessidade de adequação do talude, preparação do solo para passagem dos pneus no final do trajeto, retirada de placas e em alguns trechos a peça passou sobre o guarda corpo “Guard Rail”.

Para o estudo do transporte foi utilizado o software do fabricante da linha de eixo “Easy Load”, Autocad, e uma equipe experiente com o Supervisor Operacional e Engenheiro Mecânico para realizar a viabilidade geométrica e cálculos pertinentes.

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Solução e Operação – A posição dos olhais na extremidade da Correia Transportadora e as interferências no local não permitiam o içamento com apenas um guindaste, havendo a necessidade de dimensionar dois guindastes treliçados sobre esteira com capacidade de 450 t (M2250 Max-er) e 550 t (LR 1550 com ballast), que permite deslocar com carga içada. O local de montagem/desmontagem dos guindastes e içamento da Correia Transportadora é uma área de armazenagem de minério, desta maneira apresentamos a área mínima necessária para liberação, para a montagem dos guindastes e pré-montagem das estruturas, que ocorriam simultaneamente.

Após a montagem dos guindastes e a entrega dos Módulos da Extremidade com o conjunto transportador, surgiu a necessidade de reposicionar três vezes o Modulo até o local de pré-montagem final. Apesar do guindaste contemplar esteiras que permitem o deslocamento com carga içada quando o solo está nivelado e com capacidade, no trajeto havia um túnel que limitava o deslocamento do guindaste com carga suspensa. Diante disso, o deslocamento sobre o túnel ocorreu apenas com o guindaste sem carga suspensa, devido a capacidade estrutural do túnel e o laudo geotécnico do solo.

A montagem da Correia Transportadora foi realizada com os dois guindastes treliçados sobre esteira. Atendendo as boas práticas da movimentação de carga e as normas do cliente, utilizamos os fatores de incerteza do peso e amplificação dinâmica, limitando o guindaste a 85 % do fator de utilização.

Para o estudo de rigging foi utilizado o software Liccon, Groud Bearing Pressure, Outrigger Pad Load Calculator, Outrigger Force Calculator e Autocad, a bibliografia adotada para distribuição da pressão no solo Effective Bearing Lenght of Crane Mats Shapiro e Cranes and Derrick.

Com mais de três décadas de experiência, a Locar continua a desempenhar um papel vital no desenvolvimento do Brasil, sendo uma referência na movimentação de cargas e pessoas. Esta operação bem-sucedida, que compartilhamos com orgulho, é um testemunho do nosso compromisso com a segurança e a excelência operacional.

Cada projeto que realizamos, como a montagem desta imponente Correia Transportadora em Ouro Preto, representa mais do que um desafio técnico, é uma oportunidade de superar expectativas e reafirmar nossa posição no setor. O trabalho minucioso de planejamento e execução realizado por nossa equipe experiente, utilizando práticas rigorosas de segurança e soluções técnicas adequadas, assegurou que todos os aspectos da operação fossem conduzidos com a máxima eficiência e segurança.

“Este projeto demonstra não apenas nossa capacidade técnica, mas também nossa dedicação em entregar soluções que atendam e superem as necessidades de nossos clientes. É um privilégio fazer parte de projetos que impulsionam o crescimento e a inovação no Brasil”, compartilha orgulhoso Marco Ceriello, Head Comercial.

 

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