O DESAFIO DO IÇAMENTO DA GALERIA G95 EM OURO PRETO (MG)

O DESAFIO DO IÇAMENTO DA GALERIA G95 EM OURO PRETO (MG)

Por: Alan Medina (1) e Daniel Habaeb (2)

No dia 6 de julho de 2024, a Vale realizou uma das operações de içamento de carga mais desafiadoras da América Latina na unidade de Timbopeba, em Ouro Preto (MG). O Projeto Maximização Capanema executou o içamento e movimentação do TCLD (Transportador de Correia de Longa Distância) uma estrutura de grande proporção. Este feito demandou um planejamento meticuloso, coordenação e execução precisa.

icamento galeria timbopeba

 

A galeria G95, composta por três módulos que, juntos, totalizam aproximadamente 285 toneladas e 95 metros de comprimento, precisou ser elevada a uma altura de 37 metros. Para essa tarefa, foram mobilizados dois guindastes treliçados, um de 550 toneladas e outro de 450 toneladas, além de um guindaste de 250 toneladas para a montagem dos guindastes principais.

Os desafios não se limitaram ao peso e tamanho da carga. O planejamento detalhado foi uma etapa fundamental para o sucesso desta atividade, devido à grande quantidade de stakeholders envolvidos, incluindo fornecedores de várias partes do país e as comunidades locais, bem como a operação da unidade de Timbopeba. A logística foi cuidadosamente traçada para minimizar os impactos.

As ações realizadas incluíram:

  • Reuniões, visitas em campo e imagens de drone para definir a estratégia de montagem e isolamento;

  • Estudo das rodovias federais, estaduais e municipais para definir os horários de transporte menos impactantes;

  • Fóruns para tratar dos desligamentos das redes elétricas e de fibra ótica ao longo do percurso dos módulos da galeria.

  • Alinhamentos de contingências dentro da área operacional da usina para mitigar possíveis impactos nas programações de produção e manutenção.

  • Realização de estudo de solo e terraplanagem.

  • Viagens para inspeção dos guindastes antes de serem transportados para Timbopeba para garantir que atendessem os requisitos necessários para a operação.

  • Testes de líquido penetrante (LP) e ultrassom (US) em todos os olhais da estrutura da Galeria.

  • Elaboração de planos de rigging submetidos a uma análise de segundo nível.

  • Dupla checagem em todos os acessórios de içamento antes da operação.

icamento galeria timbopeba

Uma equipe multidisciplinar iniciou o planejamento da movimentação oito meses antes da execução. A operação mobilizou 54 profissionais de diversas áreas, incluindo equipes Vale, segurança do trabalho, meio ambiente, operação, manutenção, infraestrutura, logística, gerenciadora, montadora, transportadoras e empresas de movimentação.

icamento galeria timbopeba

O sucesso da operação foi resultado de um planejamento antecipado e do envolvimento de diversas áreas e profissionais, sempre com um canal de comunicação aberto e transparente, tendo sempre como principal valor a segurança. O Projeto Maximização Capanema não apenas superou os desafios técnicos e logísticos, mas também estabeleceu um novo marco na engenharia de içamento na América Latina.

(1) Gerente geral de implantação. (2) Gerente de saúde, segurança, meio ambiente e comunidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×