Com investimentos de R$ 92 milhões, a Alstom e a Andrade Gutierrez concluíram a instalação de uma fábrica de torres eólicas, que entrou em operação na última sexta-feira, 30 de janeiro. Batizada de Torres Eólicas do Nordeste (TEN), a joint-venture, que fica localizada em Jacobina (BA), terá capacidade para a produção de 200 torres metálicas por ano, gerando 250 empregos diretos e 600 indiretos.
Sua localização foi planejada para viabilizar o atendimento aos inúmeros projetos de geração eólica em instalação na região, reduzindo os custos de transporte dos equipamentos até o local de montagem. A própria Alstom já possui uma fábrica de aerogeradores em Camaçari (BA), além das espanholas Gamesa (caixa de rotor) e Acciona (cubos eólicos), bem como as brasileiras Tecsis (pás e aerogeradores) e Torrebras (torres), que também contam com instalações industriais na Bahia.
Atualmente, apenas o estado da Bahia conta com 165 usinas eólicas, das quais 33 já estão em operação. Estudos indicam que a região tem um potencial para a geração de 35.000 MW a partir da matriz eólica, cujos projetos vêm sendo estimulados, gerando a demanda por equipamentos para esse segmento energético. A própria TEN, que não dispõe de contrato de exclusividade com a Alstom, apesar de pertencer à fabricante francesa, já contabiliza um total de 1,5 mil MW em pedidos, que tomam toda a produção da sua unidade de Jacobina pelos próximos dois anos e meio.