Especialista em acessórios de içamento e amarração pesada, a Irizar Forge completou 100 anos de atividades em 2023. A empresa, sediada em Lazkao, País Basco, Espanha, deve a sua longevidade ao desenvolvimento de soluções práticas e inovadoras para as indústrias onshore e offshore. A Irizar Forge que integra, desde 2027, o Grupo Van Beest, tornou-se uma referência mundial graças ao processo meticuloso de design, fabricação e testes de sua linha de produtos, com certificação LRS, DNV, ABS e BV. Um outro diferencial da empresa são soluções personalizadas de içamento.
A Irizar Forge fabrica, por exemplo, ganchos padrão, simples, de acordo com DIN 15401, ganchos Ramshorn de acordo com DIN 15402 e Ramsnhorn tipo B de acordo com DIN 15402-B. Mas também produz ganchos feitos sob medida, de acordo com os requisitos do cliente. Além de blocos completos, padrão e personalizados. As capacidades de carga variam de 2 toneladas até 3000 toneladas, podendo ser utilizados tanto em guindastes (sobre esteiras, portuários, polares e móveis), quanto em pontes rolantes e guindastes de pórtico.
A Irizar Forge atua já há alguns no Brasil, através do escritório de vendas em São Paulo (SP) e mantém estoque local através de seu parceiro Lingatec, em Caieiras, na região metropolitana da capital paulista. O distribuidor tem disponíveis produtos de 2 t até 100 t para serviço rápido em 24 horas. O restante dos ganchos, até 1000 t, está disponível na sede da Irizar Forge em Lazkao.
Um ponto de honra para a Irizar Forge, segundo Gorka Etxeberria, gerente de vendas global para o mercado onshore, é não se limitar à produção, engenharia, fabricação e inspeção, mas oferecer uma solução completa. “Nossos componentes padronizados de alta qualidade e as opções customizadas são acompanhados de pacote de serviços completo, que inclui design, testes, inspeções e certificações de terceiros”. “Não importa quão complexo seja o desafio de engenharia, diz Etxeberria, podemos fornecer rapidamente uma solução de baixa manutenção que é segura, prática e durável por muitos anos”.