A norte-americana Manitowoc apresentou ao mercado três novos modelos de guindastes telescópicos sobre esteiras que nasceram a partir de uma parceria firmada com a alemã Sennebogen, em novembro de 2014. Pelo acordo, que começa a ser implementado este ano, a Sennebogen produzirá os equipamentos em sua unidade industrial de Straubing, na Alemanha, e eles serão comercializados com a marca Grove, da Manitowoc, com foco nos mercados da América do Norte e do Sul.
Em comunicado à imprensa, Mike Herbert, diretor global de produtos da Manitowoc para a linha de guindastes RT, afirma que os equipamentos são indicados para aplicação em terrenos acidentados, com muita umidade no solo e pouco espaço para operação, pois são compactos e fáceis de manobrar. “Eles reúnem a versatilidade e mobilidade dos modelos telescópicos com a capacidade dos guindastes sobre esteiras, que permitem a movimentação com carga na lança”, afirma o executivo.
Os modelos que nascem dessa parceria são o GHC55, GHC75 e GHC130, que têm respectivamente 50 t, 70 t e 120 t de capacidade de carga. O primeiro conta com uma lança de 30,4 m de comprimento, enquanto o outro chega a 36 m e o maior da linha, o GHC130, atinge 40,2 m de comprimento de lança. Entre outras características, os guindastes têm capacidade para carregar cargas na ponta da lança (operação pick-and-carry) com 100% de sua tabela de cargas e apresentam giro de 360º. O suporte aos equipamentos em peças e serviços de manutenção ficará por conta da Manitowoc.