A Mercedes-Benz Trucks está planejando para o verão europeu deste ano a mais longa viagem de teste da história da empresa. Isso envolve o seu novo carro-chefe elétrico eActros 600. A intenção é que dois protótipos do caminhão elétrico à bateria para transporte de longo percurso, bem próximos da produção de série, cruzem mais de 20 países europeus, cobrindo mais de 13.000 km cada um, com peso total de semirreboque de 40 toneladas.
Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz Trucks busca conquistar uma ampla experiência num grande número de rotas em diferentes topografias e zonas climáticas, verificando o consumo de energia. A empresa pretende então compartilhar essas descobertas com os clientes interessados. Em segundo lugar, quer usar a jornada de teste para demonstrar que o eActros 600 torna possível o transporte puramente elétrico à bateria de longo percurso entre vários países da Europa.
A intenção é fazer a recarga das baterias exclusivamente em postos públicos. Mesmo que a construção de uma infraestrutura pública de recarga seja fundamental, para que os caminhões elétricos deslanchem no mercado, o “eActros 600 European Testing Tour 2024” pretende enviar um sinal positivo a todas as partes envolvidas.
A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora do eActros 600, juntamente com seu eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem que este caminhão Mercedes-Benz alcance uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária.
A jornada europeia de testes do eActros 600 está programada para início em Frankfurt/Main, na Alemanha, no dia 11 de junho, com previsão de atividades de comunicação. Extraoficialmente, o tour começa um dia antes, na fábrica da Mercedes-Benz Trucks de Wörth am Rheine e na sede da Daimler Truck AG em Leinfelden-Echterdingen.
No ano passado, a Mercedes-Benz Trucks realizou um tour de vendas pela Europa com o caminhão elétrico eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição. Três e-trucks viajaram mais de 5.000 quilômetros pela Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica. No total, a Mercedes-Benz Trucks realizou 14 eventos para clientes, com mais de 1.500 convidados e 1.250 test-drives.
Sobre o eActros 600
Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.
Além da carga em “CCS” com até 400 kW, o eActros 600 posteriormente será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein.
Os clientes poderão encomendar uma pré-instalação para esse tipo de recarga MCS. Assim que a tecnologia MCS fique disponível e padronizada em todos os fabricantes, está previsto que sejam instaláveis nos primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.
Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Truck é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.