Um caminhão Constellation 26.280 8×4, equipado com cesto aéreo isolado (230 kV), passou a integrar a frota de veículos da distribuidora de energia CEEE, do Rio Grande do Sul, para aplicação em serviços de manutenção em linha viva. O caminhão foi adquirido pela implementadora Embark, vencedora da licitação para fornecimento do veículo à concessionária elétrica.
Equipado com cesto aéreo da marca Versalit, importado dos Estados Unidos, o veículo está preparado para dar suporte aos reparos nas redes de alta tensão com segurança, sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia. O implemento, modelo VST-9000 MHI, atinge 29 m de altura de trabalho, contando com uma lança telescópica e articulada, que facilita o posicionamento do funcionário no topo das estruturas que sustentam as linhas de transmissão.
Para receber a implementação, o veículo teve sua distância entre-eixos aumentada e recebeu um segundo eixo direcional. Essas customizações foram realizadas no centro de modificações da montadora, atendendo às especificações técnicas da implementadora e da concessionária de energia. “Com a implantação de redes de transmissão em alturas cada vez maiores, há uma tendência de aumento na demanda por veículos sob medida para aplicações desse tipo”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.
A aquisição do equipamento integra o programa “Linha Viva” da CEEE, pelo qual a distribuidora de energia está investindo cerca de R$ 8,2 milhões na renovação de sua frota. A escolha do modelo Constellation 26.280 8×4 foi motivada pela sua robustez e capacidade de tração em terrenos difíceis. Outra vantagem é que seu motor de 7 litros emprega tecnologia EGR (Recirculação dos Gases de Exaustão) para o controle de emissão de poluentes, dispensando o uso do aditivo Arla 32 com consequente redução nos custos de operação.