Reconhecendo o impacto ambiental dos componentes de ferro e aço, a Vestas estabeleceu uma parceria com a ArcelorMittal para lançar uma oferta de aço de baixa emissão que reduz significativamente as emissões de dióxido de carbono provenientes da produção de torres de turbinas eólicas. Esta é mais uma iniciativa onde a Vestas continua a executar a sua estratégia de sustentabilidade, que também inclui os materiais utilizados para a fabricação de turbinas eólicas.
O aço de baixa emissão é produzido 100% em um processo utilizando um forno elétrico a arco, alimentado 100% por energia eólica na siderúrgica da ArcelorMittal, Industeel Charleroi, na Bélgica. A partir daí, é transformado em chapas pesadas utilizadas na fabricação de torres de aerogeradores, na fábrica da ArcelorMittal em Gijon, Espanha. Essas chapas grossas possuem Declaração Ambiental de Produto (EPD), com certificação de terceira parte detalhando a pegada ambiental completa do produto.
Embora o aço de baixa emissão ainda não seja uma oferta padrão da Vestas, o primeiro projeto utilizando aço de baixas emissões será o Baltic Power Offshore Wind Project, na costa da Polónia. Durante 2025, a Vestas iniciará a construção do parque eólico offshore, com expectativa de geração de até 1,2 GW e em última análise fornecer limpar eletricidade para mais que 1,5 milhão de famílias na Polônia. A Vestas vai fornecer, instalar e comissionar 76 turbinas eólicas V236-15,0 MW para o Projeto Eólico Offshore da Baltic Power.
“Encontrar caminhos para descarbonizar emissões já no processo de produção é vital para nós e para a indústria de um modo geral”, diz Dieter Dehoorne, Head de Global Procurement da Vestas. “A parceria com a ArcelorMittal é um significativo avanço para redução de CO2 na indústria eólica. Estamos agregando valor aos nossos clientes com essa solução”.