O consórcio formado pelas construtoras Odebrecht e Zachry, do Texas, adquiriu 20 guindastes Link-Belt para compor a frota com a qual irá atender a um contrato com o Departamento de Transportes do estado norte-americano. Elas irão construir um trecho de 61 km do anel viário de Houston seguindo um cronograma apertado, de 30 meses. A aquisição inclui seis guindastes RTs de 65 t (RTC-8065), oito RTs de 80 t (RTC-8080) e seis modelos sobre esteiras de 75 t (TCC-750), equipados com lança telescópica.
Para cumprir o cronograma da obra, as construtoras optaram pela adoção de processos industrializados, com o uso intensivo de pré-moldados de concreto na execução das pontes e viadutos. Os guindastes adquiridos serão utilizados prioritariamente na movimentação desses elementos e na montagem das 120 obras de arte especiais previstas nesse trecho do anel viário.
Segundo Teddie Forman, gerente de equipamentos do consórcio, a opção pelos equipamentos foi definida em função de sua alta capacidade de manobra e facilidade de transporte. “Nos locais em que as condições de acesso são desfavoráveis, o TCC-750 se revela uma ótima opção”, diz ele. No pico da obra, as construtoras estimam que o total de mão de obra empregado será de 1.500 profissionais. O suporte aos guindastes em manutenção, por sua vez, ficará por conta da concessionária local da Link-Belt.