Sucessor do bem-sucedido guindaste sobre esteiras com chassi estreito de 600 t (LR 1600/2-W), o novo Liebherr LR 1700-1.0W (700 t) é mais potente e com maior altura de elevação. Oferece, portanto, melhores pré-requisitos para a montagem eficiente dos modernos aerogeradores em parques eólicos. Para garantir performance superior de condução e direção, a Liebherr equipou o novo guindaste com componentes utilizados em guindastes de capacidades ainda maiores.
Guindastes sobre esteiras de chassi estreito são excelentes para uso em parques eólicos: Eles se deslocam de uma turbina para a outra ao longo dos caminhos existentes e estão prontos novamente para uso muito rapidamente. Há 20 anos a Liebherr desenvolveu o primeiro guindaste sobre esteiras com chassi estreito e lança treliçada: o LR 1400/2-W. Entretanto, com o passar dos anos, as torres das turbinas eólicas foram ficando cada vez mais altas e os pesos dos componentes, mais pesados. Por esta razão, a Liebherr lançou, em 2010, o LR 1600/2-W significativamente mais potente, e que conta com cerca de 50 unidades em operação em todo o mundo.
Mais uma vez, no entanto, a montagem de turbinas eólicas de última geração requer uma capacidade ainda maior dos guindastes. Assim como o LR 1700-1.0 substituiu o LR 1600/2 há quase dois anos, a versão de chassi estreito do guindaste de 600 t também está sendo substituída pelo novo guindaste de 700 t LR 1700-1.0W. O conceito bem-sucedido de guindaste é mantido: A Liebherr projetou esteiras estreitas e uma nova seção central com patola em estrela para a plataforma giratória existente. Os sistemas de lança do guindaste padrão podem ser adotados na medida do possível. Com 5,9 m, a largura das esteiras é apenas 10 cm maior que a de seu antecessor. Para a condução, os patolas são rebatidas para frente e para trás.
As maiores diferenças em relação ao antecessor LR 1600/2-W são as capacidades de carga significativamente mais elevadas e alturas de elevação maiores. A base para isso é a máquina básica mais potente e as peças de treliça H de 3,5 m de largura na seção inferior da lança principal, que aumentam a estabilidade lateral de todo o sistema. Uma comparação da mais longa lança para aerogerador com sistema “Derrick” do antecessor – lança principal de 156 m mais jib fixo de 12 m – com o novo guindaste de mesmo comprimento de lança mostra um aumento da capacidade de carga de 64% (de 73 t para 120 t). Além disso, o novo LR 1700-1.0W pode ir mais alto: com sistema “Derrick” mais 15 m, ou sem sistema “Derrick” mais 6 m. Assim, o novo guindaste atende aos requisitos mais elevados de aerogeradores modernos com alturas de cubo de até 170 m. A Liebherr também oferece o LR 1700-1.0W com jib basculante. Esta opção não estava disponível com o antecessor.
Tecnologia de última geração
O V-Frame e o VarioTray foram mais do que comprovados nos guindastes sobre esteiras LR 1700-1.0, LR 1800-1.0 e LR 11000. É por isso que a variante de chassi estreito do LR 1700-1.0 também possui esses sistemas inovadores. Com o “VarioTray” um pequeno palete de contrapeso pode ser pinado de forma rápida e fácil, conforme necessário. Assim, são evitados o desempilhamento e o empilhamento demorados de placas de contrapeso. Já a guia de contrapeso V-Frame é um quadro rebatível ajustável hidraulicamente. Ele permite que o raio do contrapeso do guindaste sobre esteiras de 700 t seja ajustado continuamente entre 13 e 21 m. Não é necessária uma guia rígida de contrapeso para raios grandes. Estas inovações oferecem grandes vantagens, especialmente para montagens de aerogeradores.
O novo guindaste de chassi estreito também possui o moderno jib fixo do LR 1700-1.0, que pode elevar até 170 t. Foi projetado tanto para operação simples quanto paralela. O comprimento limitado dos cabos não é mais um problema, pois dois guinchos podem operar simultaneamente através do jib. Um moitão de gancho particularmente largo evita torções. Para a redução do peso, a ponta do mastro está integrada no cabeçal.
Unidade de acionamento potente
Uma vez que os guindastes sobre esteiras e especialmente os guindastes de chassi estreito em parques eólicos precisam lidar com percursos e inclinações maiores, os projetistas da Liebherr se concentraram no desempenho máximo da unidade de acionamento do novo LR 1700-1.0W. Portanto, ele possui componentes de guindastes sobre esteiras da classe de maior capacidade de carga: O acionamento potente do novo guindaste de chassi estreito da Liebherr eleva a condução e direção a um nível mais alto e o desgaste é reduzido. A translação com acionamento quádruplo é um item de série, assim como as placas das esteiras de dois metros de largura.
VISITA À FÁBRICA
“Mais de 100 clientes da América do Sul e da Europa participaram do evento de lançamento do LR 1700-1.0W em Kirchdorf. A planta Liebherr-Hydraulik Bagger GmbH oferece condições ideais para testar os guindastes sobre esteiras estreitas em uma inclinação: em uma colina especialmente preparada com uma inclinação de 10 graus, o guindaste demonstrou como pode parar inclinado nessa angulação e continuar o trajeto a partir daí. Os clientes também tiveram a oportunidade de dirigir o equipamento e se convencerem de suas características”, diz Rene Porto, Gerente Comercial Divisão de Guindastes Móveis sobre Esteiras e Pneus, da Liebherr Brasil LTDA.
E Klaus Huberle, Gerente Geral de Guindastes sobre Esteiras da Liebherr-Werk Ehingen GmbH, acrescenta: “Apresentamos o conceito do guindaste sobre esteiras estreitas em detalhes, recebendo feedback positivo dos clientes. Além do LR 1700-1.0W, também apresentamos o LR 12500-1.0 com sua lança de alto desempenho excepcionalmente larga, projetada para carregar cargas pesadas, como componentes de energia eólica offshore em portos ou para aplicações industriais.”
Dentre os locadores presentes no evento de lançamento LR 1700-1.0W, os brasileiros foram representados pela 3Z (Fabio Zandoná), Darcy Pacheco (Eduardo Silva), IV Guindastes (Igor Boff), Santin (Fernando Santin), Guindastes Tatuapé (Marcelo Monteiro) e Saraiva Equipamentos (Guilherme Saraiva)
Nos dias 11 e 12 de julho de 2023 o grupo foi recebido nas fabricas da Liebherr de Kirchdorf e Ehingen na Alemanha. No dia 11, na fábrica de Kirchdorf, puderam presenciar a apresentação de um guindaste LR 1700-1.0 W montado em uma configuração mais simples (SL) somente com a lança principal e com os contra pesos posicionados no Uper e chassi da máquina. Nesta apresentação, diz Marcelo Monteiro, gerente comercial da Guindastes Tatuapé, foi possível notar a robustez do equipamento e ainda a sua grande versatilidade no que tange ao seu deslocamento montado, pois foram realizadas diversas manobras em um terreno compactado, porém sem pavimento.
“A máquina realizou manobras para frente e para traz, acessou uma grande rampa de aproximadamente 10 m de altura com muita performance e desenvoltura. Transladou em torno do próprio eixo e manteve durante todas estas manobras muita estabilidade, deixando uma sensação de muita segurança em todos os presentes, visto que todas estas movimentações foram com o guindaste completamente montado”.
Ainda no dia 11, os brasileiros foram levados para a fábrica de Ehingen, onde novamente acompanharam a performance do LR 1700-1.0 W, desta vez com configuração mais complexa (SLDB) – lança principal, Derick (mastro) e Ballast (contra peso adicional). Na ocasião, puderam conhecer o VarioTray que é um sistema de contrapesos que pode ser acoplado e desacoplado rapidamente do contra peso principal. Também foi possível conhecer o V-Frame que é um sistema de basculamento ajustável no sistema de lastro / contra pesos.
Marcelo Monteiro destaca que as esteiras são ligeiramente mais largas que as do seu antecessor (LR 1600-2W) e que potencialmente a máquina é mais robusta, “com certeza projetada para atender a nova safra de torres eólicas que precisa de mais capacidade de içamento para uma altura maior de trabalho”. Na sequência, fizeram uma visita ao pátio de testes para conferir os recurso embarcados no guidastes Liebherr para 2.500 t, o novo LG 1800 e ainda vários sistemas de montagem elétricos e hidráulicos que a Liebherr está incorporando aos seus produtos.
No dia 12, o grupo de brasileiros seguiu para a fábrica de Ehingen. Lá, visitaram as áreas de fabricação das lanças telescópicas e sua montagem, processos de soldagem das lanças treliçadas, chassi e demais estruturas metálicas que são utilizadas na construção dos guindastes. E depois as linhas de montagem de guindastes telescópios (com até 4 eixos e acima de 4 eixos), de cabines, chicotes elétricos e guindastes treliçados. Em seguida, as instalações de Expedição, o pátio de testes e de montagem de guindastes treliçados e telescópicos e a Engenharia de produto – além de visitarem o centro mundial de treinamento e o de assistência técnica de todos os guindastes da Alemanha.
“Em resumo”, diz Marcelo Monteiro, “nesses dois dias recebemos um “banho” de tecnologia e qualidade que sem dúvida mais uma vez comprova por que a Liebherr é considerada a melhor fabricante de guindastes do mundo”. Sobre o LR1700, Igor Boff, um dos diretores da IV Guindastes, diz que trata-se realmente de “um equipamento sensacional, pronto para atuar nos parques eólicos do mundo, porém penso que a Liebherr já deveria visualizar máquinas maiores na mesma concepção. Ele destaca que o novo guindaste “conta com atualizações estruturais importantes para o trabalho em projetos eólicos de grande dimensão, que consomem muito os equipamentos, principalmente o material rodante”.
Igor Boff também considerou importante “os novos dispositivos que minimizam consumo e facilitam a montagem e desmontagem dos guindastes em geral, ferramentas muito bem vindas a uma tarefa tão cara e pesada”. Sobre o LG1800 e o LR12500, ele comenta: “Sempre à frente do tempo, a Liebherr vem se destacando quanto a novos produtos de grande capacidade.” Eduardo Silva Donadon, diretor técnico do Grupo Darcy Pacheco, destaca a robustez estrutural do LR 1700-1.0W. “O LR 1600 já impressionava, mas a Liebherr deu mais um importante passo. Pudemos verificar na pista de testes as melhorias que engenharia realizou no equipamento, tornando-o ainda mais robusto e seguro”.
Outro ponto importante, diz Eduardo Silva, “são os dispositivos criados para facilitar as operações do equipamento, tornando equipamento muito veloz para montagem/desmontagem ou até mesmo reconfiguração em frente de trabalho”.