CONCEPÇÕES DE PROJETO DOS GUINDASTES “AT” E “RT”

CONCEPÇÕES DE PROJETO DOS GUINDASTES “AT” E “RT”

A diferença entre guindastes RT e AT é, em geral, definida por possibilidade de aplicação, como o próprio nome diz: o primeiro para terrenos acidentados (Rough Terrain) e o segundo (All Terrain) para todos os terrenos. Indo além do óbvio, é importante conhecer as concepções de projeto e recursos de cada um para que se obtenha o melhor aproveitamento e, portanto, maior eficiência e produtividade em operações específicas.

 

RT765E-2

Guindaste para Terreno Acidentado (RT)

Projetados para operação fora de estrada, os guindastes RT têm estrutura reforçada, pneus extra grandes e sendo mais compactos que os AT – os modelos menores têm apenas dois eixos – podem manobrar melhor e se movimentar em condições muito mais adversas. Com tração 4×4 (embora existam alguns modelos 6×6), podem acessar e realizar trabalhos de içamento em áreas, confinadas ou não, cujo terreno não esteja preparado para receber guindastes convencionais sobre pneus.

Por conta do tamanho dos pneus e por ter apenas uma cabine – ao contrário do AT que tem duas, uma para direção e outra para operação do guindaste – o RT, tem a capacidade de içar e deslocar-se com carga, mesmo em terrenos em condições precárias.

Em comum com o AT, os modelos RT têm direção em todos os eixos, com os eixos conjugados e modos de direção caranguejo – o que garante grande manobrabilidade. Versátil e multiuso, o RT, no entanto, não pode rodar em vias públicas, dependendo de carretas nas mobilizações. Por conta disso, frequentemente é utilizado em canteiros de obras onde é requisitado por um período maior.

AT GMK4100L-1

Guindaste para Todo Terreno (AT)

O Guindaste Todo Terreno pode circular tanto em rodovias como em terrenos acidentados. No primeiro caso, porque sua quantidade de eixos permite que se faça uma distribuição de peso de até 12 t por eixo, que é o máximo permitido para o trânsito em vias públicas.

Embora possa atingir até 45 t por eixo em condição de deslocamento técnico com contrapeso montado na obra. A flexibilidade operacional dos modelos AT também é garantida por um chassi robusto, fabricado em aço de alta resistência, e um sistema de suspensão, acionado hidraulicamente, que permite variar a altura do chassi; elevando-o para transitar no terreno ruim e baixando-o para transitar em rodovias. O

utro aspecto importante a considerar é que o AT tem uma capacidade de carga muito maior – 1200 t, nos modelos disponíveis no Brasil, praticamente dez vezes maior do que os modelos RT. Ao que se pode acrescentar o maior comprimento de lança e recursos como o luffing jib.

Conta com pneus grandes, garantindo altura maior do chassi em relação ao solo e utilização de banda simples. O que lhe confere excelente manobrabilidade, com a mesma capacidade do RT: vários tipos de direção dos eixos (coordenada, caranguejo e só dianteira). Normalmente os guindastes AT possuem dois motores, um para acionamento do chassi e outro para acionamento do guindaste – o que reduz o consumo de óleo diesel.

Nota: Guindastes da linha Grove, de diferentes capacidades, somente para evidenciar diferenças de design entre modelos AT e RT

 

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