Uma pista de testes que reproduz o tráfego de veículos quase em escala real, simulando situações de trânsito urbano e em rodovias, é a mais nova ferramenta adotada pela Volvo para o aprimoramento da segurança automotiva em seus automóveis, caminhões e ônibus. Trata-se do campo de provas AstaZero, recentemente inaugurado próximo à sede da montadora, em Gotemburgo, na Suécia, com investimentos de US$ 70 milhões.
Ocupando uma área de dois milhões de metros quadrados, a pista de provas se assemelha mais a um grande estúdio cinematográfico, contando com quase seis quilômetros de autoestradas, pequenas rodovias rurais, rotatórias e cruzamentos ferroviários. Os cenários com simulação de trânsito urbano, por sua vez, contemplam situações de tráfego pesado de veículos, com a presença de ciclistas, pedestres, pontos de ônibus e outros fatores de risco.
Para Peter Kronberg, diretor de segurança do grupo Volvo, a infraestrutura de AstaZero confere à empresa uma vantagem ímpar no desenvolvimento de sistemas de segurança para seus veículos. “Ao usar o equipamento sofisticado da pista, além de seus ambientes avançados de testes, nos tornaremos ainda melhores na mitigação de acidentes na vida real.” O objetivo, segundo ele, é que até o ano de 2020, ninguém seja morto ou gravemente ferido ao conduzir um veículo da marca Volvo.
Para atingir esta meta ambiciosa, a montadora aposta em sistemas de segurança ativos, que evitam acidentes ao se antecipar a eles. A Volvo demonstrou algumas soluções nessa área durante a inauguração da pista de testes, como o sistema de estabilização eletrônico que evita tombamento de carretas longas nas curvas em alta velocidade, bem como o sistema de frenagem automática que ajudará a evitar colisões entre automóveis e veículos de carga.
A pista AstaZero também permitirá à Volvo a realização de testes relativos à automação na condução dos veículos, contribuindo para o desenvolvimento de piloto de bordo e demais sistemas que reduzam a interferência humana no ato de dirigir. Esse moderno complexo de testes é um projeto da SP Technical Research Institute da Suécia e de Chalmers University of Technology, que tem a Volvo como parceiro industrial. Tal condição confere à montadora o direito de usar essa infraestrutura para testes em seus produtos.