Várias associações industriais com sede no Reino Unido trabalharam juntas para produzir orientações de segurança revisadas para ajudar a reduzir os riscos de incidentes de aprisionamento e esmagamento ao usar plataformas de trabalho aéreo.
Publicado pelo Construction Industry Plant Safety Group, o Guia de Boas Práticas de 22 páginas para Redução de Ferimentos por Aprisionamento/Esmagamento de Pessoas em PEMTs foi desenvolvido em parceria com a IPAF.
As plataformas de trabalho aéreo são amplamente reconhecidas como um dos meios mais seguros e eficientes de trabalho em altura, no entanto, os incidentes de aprisionamento são geralmente graves e muitas vezes fatais. Entre 2016 e 2020, o portal de relatórios de acidentes da IPAF www.ipafaccidentreporting.org registrou 73 mortes em incidentes de aprisionamento em 15 países.
A orientação, originalmente publicada em 2010, passou por uma revisão significativa e o documento foi reestruturado para melhorar a legibilidade e compreensão do tópico, enquanto novas ilustrações foram adicionadas. O conteúdo reflete e se baseia nas descobertas do Relatório de Pesquisa Executiva de Saúde e Segurança, recentemente publicado (HSE RR1180:2022), que examinou a eficácia da proteção secundária quando empregada em uma variedade de diferentes cenários de aprisionamento.
O documento, patrocinado por vários fornecedores do setor, está disponível em inglês para visualização e download gratuito. https://bit.ly/3xgWd7t .
Brian Parker, chefe de segurança e técnico da IPAF, lembra que a indústria de acesso motorizado mudou significativamente nos últimos cinco a 10 anos, com avanços tecnológicos impulsionando dispositivos de proteção secundários e capacidades e complexidades de máquinas. Ao mesmo tempo em que as aplicações também se diversificaram consideravelmente durante esse período:
“Acreditamos que esse guia de boas práticas, disponibilizado gratuitamente abrange adequadamente todas essas mudanças e fornece um ponto de referência importante para ajudar a minimizar os riscos”.