Desde o seu lançamento na Bauma 2013, a grua Liebherr 1000 EC-H, com capacidade máxima para 50 t e lança com alcance de até 80 m, já passou por inúmeros canteiros de obras em todo o mundo, com operações atuais em alguns países como Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, México e Peru. Um dos grandes destaques se dá numa obra localizada no centro de Roterdã, na Holanda.
Trata-se do novo Hospital Erasmus, que tem como responsável pela obra a Bouwcombinatie Nieuwbouw Erasmus MC, uma joint venture entre as empresas BAM Utiliteitsbouw e Ballast Nedam Bouw. A companhia também fez opção pela grua, devido à versatilidade do equipamento e à agilidade no trabalho. Os tamanhos e os pesos das peças foram otimizados para a grua, não sendo necessário nenhum tipo de transporte especial.
No local específico, a grua 1000 EC-H foi montada em quatro dias, com uma altura de gancho de 67,9 m e alcance de 60 m. A joint venture também opera com outras quatro gruas Liebherr como apoio, dois modelos 550 EC-H 40 Litronic e dois 630 EC-H 40 Litronic.
Para o içamento das peças de concreto pré-fabricadas com pesos de até 32 t, o posicionamento da grua precisou ser milimétrico. Até aqui, a execução segue o cronograma, divido em três fases. A previsão é de que o hospital esteja entregue em 2017, com uma área total de 185 mil m² e com o edifício mais alto atingindo 120 m de altura.