A 20ª edição da Rio Oil & Gas será realizada de 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A expectativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador do evento, é de receber cerca de 40 mil participantes, que circularão por 51 mil m² de seis armazéns.
No novo espaço ocorrerão a feira, com mais de 400 expositores nacionais e internacionais, e o Congresso, que reunirá os principais executivos e especialistas do setor do Brasil e do mundo. Nesta edição, nove países já confirmaram presença e montarão pavilhões na feira — Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega.
Além disso, empresas de grande porte da indústria de óleo e gás participarão pela primeira vez do evento. Haverá ainda espaços de discussões temáticas em fóruns — Arena ESG, Arena do Futuro, Arena Young Summit e Fórum Onshore.
Entre os temas que serão debatidos no Congresso do evento estão a transição e a segurança energética, os investimentos em tecnologias de descarbonização, as novas fronteiras exploratórias no Brasil e a expansão consolidação das empresas independentes, de médio porte, no mercado nacional. Também vão estar em discussão questão da geopolítica do petróleo e gás, bem como investimentos em Exploração & Produção, Gás Natural e Downstream.
As pautas ESG (meio ambiente, sociedade e governança, na sigla em inglês) também terão grande destaque na Rio Oil & Gas. Além das palestras do Congresso, a Rio Oil & Gas 2022 retorna com o CEO Luncheon, um espaço onde congressistas e visitantes poderão almoçar escutando as principais lideranças da indústria exclusivamente com nomes como Daniel Yergin. Haverá ainda espaços de discussões temáticas em fóruns – Arena ESG, Arena do Futuro, Arena Young Summit e Fórum Onshore.
A Rio Oil & Gas 2022 é patrocinada por Petrobras, Ambipar Response, Equinor, Shell, TotalEnergies, Vibra, Ipiranga, Raízen, BP, Bunker One, Chevron, ExxonMobil, Karoon Energy, Modec, Galp, Petronas, Repsol Sinopec, 3R Petroleum, Acelen, Siemens Energy, Trident Energy, Brakem, Enauta, Halliburton, McDermott, NTS, PECOM, PRIO, Salesforce, Saipem, Subsea 7, AET, Baker Hughes, DOW, Fluxys, Oracle, Perbras, Solvay, TAG, TBG, Techint, Vallourec, Wintershall Dea, Horizon-Partners e WTW.