WEG LANÇA NOVO AEROGERADOR DE 7 MW

WEG LANÇA NOVO AEROGERADOR DE 7 MW

A WEG anunciou hoje o lançamento da sua nova plataforma de aerogeradores. Com potência de 7 MW e 172 metros de diâmetro de rotor, o aerogerador se tornará a maior máquina em operação no mercado brasileiro. Mais potente e eficiente, o novo modelo traz melhores rendimentos para os projetos eólicos.

Assim como nas demais plataformas, o conceito principal do design do aerogerador de 7 MW é ser um equipamento que alie competitividade com confiabilidade e facilidade de operação e manutenção, o que maximiza a produção de energia e o retorno sobre investimento aos clientes, além de trazer novas oportunidades de negócios para clientes brasileiros e também em outros países.

“Tivemos sucesso com nossa plataforma de 2.1 MW, que conta com 650 MW operacionais superando os compromissos de disponibilidade, bem como com a plataforma atual de 4.2 MW, onde já temos comercializado mais de 1.000 MW”, explica, João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente de Energia da WEG:

“Para continuarmos crescendo no negócio de geração de energia eólica, é natural continuarmos expandindo e oferecendo aos nossos clientes soluções ainda mais eficientes e de alta tecnologia. Com equipes de engenharia especializada em aerogeradores no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, além de capacidade para produzir muitos dos componentes internamente, como geradores, motores, eletrônicos, e até tintas, conseguiremos vantagens importantes de custos e qualidade”.

Diferente da plataforma de 4,2 MW fabricada atualmente pela companhia, que se destaca pelo foco nas especificidades de vento e condições climáticos do Brasil, o novo aerogerador tem características adaptadas para também atender outros mercados. Sua tecnologia de acionamento Medium-Speed Geared (MSG), aliada a um conversor de potência plena, permite uma interconexão suave à rede elétrica, bem como flexibilidade para se adaptar e cumprir diferentes códigos de rede de cada país.

 

 

Outra funcionalidade é a capacidade de fornecer energia reativa mesmo sem vento, que pode viabilizar outras receitas além da produção de energia. O novo projeto contempla ainda modularidade em seus componentes para simplificar a logística, como torre mais alta e um conceito de montagem mais fácil especialmente para relevos acidentados.

A fabricação dos novos aerogeradores acontecerá inicialmente no Brasil, no parque fabril de Jaraguá do Sul (SC), onde a empresa já produz aerogeradores e possui um centro de operações eólico que realiza o controle, monitoramento e análise de sua frota no país. Além disso, a WEG conta com softwares que empregam Inteligência Artificial e análises avançadas capazes de detectar deficiências de desempenho ocasionadas por situações climáticas adversas.

O protótipo do novo aerogerador de 7 MW deve entrar em operação no início de 2024 e o início da produção seriada é esperada para o ano seguinte.

Foto: Divulgação WEG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×