A Camargo Corrêa Infra (CCInfra) acaba de concluir o Lote 18, uma obra da EDP para integração de circuitos de transmissão ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Uma obra grandiosa, considerada um dos projetos de transmissão mais importante executados no Brasil na atualidade, com total de 740 km de linhas e 2 subestações de 500kV cada, passando por 30 municípios em dois estados — Minas Gerais e São Paulo — e gerando importantes ganhos de capacidade de transmissão de energia elétrica à região.
Foram erguidas mais de 1.500 torres, com 30 mil toneladas de estruturas metálicas e mais de 16 mil quilômetros de cabos lançados. Com apoio de mais de 4 mil trabalhadores, o empreendimento contribuiu para o desenvolvimento social da região, por meio da geração de empregos e de renda, e a formação e o desenvolvimento dos profissionais.
Além da alta complexidade técnica, inerente à uma obra dessa natureza, outros desafios se somaram ao projeto: a transposição de cerca de 30 km pela Serra da Mantiqueira — o que impactou em desafios logísticos, climáticos e ambientais; as condições climáticas adversas e fora dos padrões previstos; as condições geográficas, com acessos desafiadores em localizações remotas (em até 1.700m de altura), além da execução do projeto durante a pandemia do coronavírus.
Para atuar na Serra da Mantiqueira, a CCInfra fez uso de rigorosa gestão ambiental, preservando o meio ambiente e respeitando as comunidades do entorno. Além de reduzir o uso de energia, o consumo de água e a produção de resíduos, a construtora foi reconhecida pelo IBAMA pela redução de 60% da supressão vegetal prevista para o empreendimento, diminuindo expressivamente o impacto na vegetação nativa por onde as linhas de transmissão passam e reforçando o compromisso com soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável.
A Camargo Corrêa Infra tem como seu cliente final a sociedade brasileira, e busca sempre deixar um legado socioambiental em todas as regiões onde atua, desenvolvendo suas estratégias de operação baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável.
As linhas de transmissão da EDP Transmissão SP-MG interligam as subestações de Estreito (MG) e Cachoeira Paulista (SP), ampliando a capacidade de transmissão da região, melhorando a vida das pessoas no entorno e ajudando a guiar o Brasil rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo o acesso à energia, a construção de infraestrutura resiliente e o consumo responsável, entre outros.