As locadoras Carreira Martins e Mamuth estão com equipes e equipamentos mobilizados nos trabalhos de içamento e montagem da “Roda São Paulo”, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista. A roda gigante, empreendimento privado da São Paulo Big Wheel (SPBW), integra as iniciativas do Governo do Estado para revitalização do entorno do rio Pinheiros.
Com 94 metros altura e uma estrutura de mais de mil toneladas, a nova atração tem inauguração prevista para junho deste ano e será uma das maiores do mundo, superando rodas gigantes instaladas em cidades como Paris, Toronto e Chicago. Contará com 42 cabines de observação para até dez pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também terá iluminação cênica e deve se tornar um novo cartão postal da cidade. Com fácil acesso por trem-metrô e ciclovias, a expectativa é que a “Roda São Paulo” receba entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano.
A roda tem um design único, leve e sustentada por cabos ou estais, como outras do gênero, em Londres ou Dubai, representa uma inovação em termos de design, em relação às rodas gigantes tradicionais com estruturas treliçadas. Os trabalhos estão sendo realizados com rígidos padrões de segurança, até porque há o compromisso de que as obras não interfiram na visitação dos parques: do próprio Cândido Portinari e do Villa-Lobos, que fica ao lado.
Nos trabalhos de içamento e montagem, a locadora Mamuth responde pela montagem das peças maiores como, por exemplo, o eixo da roda, com peso de 90 t, com utilização de seu guindaste de maior porte, o recém-adquirido XCMG modelo QAY 650 A, com capacidade para 650 t. Enquanto a Carreira Martins tem a seu cargo as demais atividades de içamento e montagem previstas na obra. Para tanto, mantém mobilizados, na fase atual (abril de 2022), três guindastes de sua frota: o Grove modelo GMK 6350, com capacidade para 350 t, e dois guindastes XCMG, para 70 e 110 t.