A IPS Engenharia recebe o Prêmio Top Crane 2021 por sua participação na parada de manutenção de uma das empresas líderes em produção e comercialização de fosfato e potássio, em Araxá (MG). Respondendo pelas principais operações de içamento, a equipe da IPS apresentou soluções para substituição de dois geradores, desenvolveu e projetou dispositivo para içamento do Economizador (evitando contato direto com o cabo, não permitindo que o mesmo cortasse ao ficar encostando na peça), e resolveu o problema mais crítico da parada: a substituição de uma caldeira de 120 t.
Para que fosse realizada a retirada da peça, a 18 m, que pesava 120 t de peso bruto e 131 t com todos os acessórios, seria necessário a utilização de um guindaste de 750 t (Liebherr LR 1750), utilizando 75% da sua tabela. O problema é que o solo onde estava a caldeira não tinha resistência para posicionamento de um guindaste desse porte.
Devido ao raio de 60 m de distância do local em que a caldeira estava posicionada, a equipe técnica da IPS Engenharia chegou à conclusão, através dos estudos da planta, que apenas um equipamento não seria capaz de realizar toda movimentação.
Não existindo outra solução, optou-se pela utilização de dois outros equipamentos, um de 500 t, um Liebherr LTM 1500, mais próximo da peça a ser içada, até a retirada da mesma do solo, diminuindo a distância do raio entre o equipamento de 750 t. E um guindaste de 300 t (GROVE GMK 6300) para os contrapesos dos guindastes principais do içamento.
No momento do içamento, foi necessário parar 400 trabalhadores da área de trabalho, e todas as atividades da planta para a retirada da peça, por se tratar de um içamento crítico. Essa paralisação e movimentação da peça, durou cerca de 2h30, teve início às 15h e as 17h20 a peça estava posicionada para ser retirada e levada para sucata.
A equipe técnica da IPS Engenharia é formada por quatro engenheiros, três projetistas, dois desenhistas, dois técnicos e um auxiliar. No caso específico da parada de manutenção, foram utilizados diversos softwares. Dentre os quais, Autodesk AutoCAD 2011, SolidWorks COSMOS, e Manitowoc Ground Bearing Pressure Estimator.