O PONTO EXATO DE MONTAGEM

O PONTO EXATO DE MONTAGEM

O içamento de uma moega com peso de 120 t a uma altura de 27 m, operação que valeu à Montcalm Montagens Industriais o Prêmio Top Crane 2021 – exemplifica um trabalho muito maior realizado pela empresa em uma grande mineração, em Parauapebas, sudoeste do Pará. Trata-se de instalações na planta de beneficiamento de minério, especificamente na unidade de britagem.

Além da moega, a Montcalm respondeu também pelo içamento de outros componentes e estruturas dos britadores semimóveis utilizados pela mineradora. Tais como Estrutura Metálica (Grelha Fixa + Colarinho), com peso total de 166 t e galerias, pesando 26 e 33 t. Em todos os casos, muitos desafios são comuns e típicos de instalações minerais. O principal, sem dúvida, é a logística para mobilização e posicionamento dos guindastes. Bem como a preparação do terreno, o espaço físico restrito para alocação dos equipamentos e, algumas vezes, a proximidade de redes elétricas.

montagemdebritador2

Uma questão fundamental, superadas essas dificuldades iniciais, é garantir que as diferentes peças e componentes alcancem o ponto de montagem no equipamento de britagem. Essa providência que parece óbvia e teoricamente simples, considerando-se as condições operacionais já citadas, revela-se bastante desafiadora na prática. No caso das galerias, foram utilizados dois guindastes – ATF 130G-5 (Tadano) e LTM 1250 (Liebherr) –”deslocando os pontos de pega de forma assimétrica, para que o guindaste que se encontrava na parte de baixo pegasse mais carga”.

No içamento da estrutura metálica e no da moega, no entanto, para se alcançar o ponto de montagem, foi preciso mobilizar quatro guindastes, todos pegando a carga por igual: GMK 5220 (Grove), LTM 1220 (Liebherr), LTM 1220 (Liebherr) e LTM 1250 (Liebherr) no içamento da estrutura; e ATF 130G-5 (Tadano), LTM 1220 (Liebherr), LTM 1220 (Liebherr) e LTM 1250 (Liebherr), no içamento da moega. Essa solução, com uso combinado de guindastes, totalmente respaldada em rigorosos planos de rigging, garantiu a segurança, precisão e agilidade na operação. A moega, de 120 t, foi posicionada a 27 m e no local exata, em dois dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×