Quase três anos após ter sua produção interrompida pela Ford Caminhões, os comerciais leves da série F retornam ao mercado para resgatar o espaço conquistado em cinco décadas de história, com mais de 170 mil unidades vendidas no país entre 1957 e 2011. A nova série F incorpora itens de robustez e conforto sob medida para atender os fiéis usuários dessa linha de caminhões, ou seja, os pequenos produtores rurais, prestadoras de serviços para concessionárias de energia elétrica e apoio à mineração, entre outras.
“Quando descontinuamos esses caminhões, eles eram os mais vendidos em sua categoria e agora, sem promover grandes ações de marketing, registramos a pré-venda de 800 unidades”, diz Guy Rodriguez, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul. Equipados com motor de 2.8 litros e 150 cavalos, da Cummins, os caminhões apresentam uma economia de 6% no consumo de combustível em relação à antiga versão, que adotava motorização Euro 3. Além disso, eles apresentam até 60% menos vibrações no banco e ao volante, contando ainda com ar- condicionado e freio ABS com distribuição eletrônica (EBD) como itens de série.
A linha é composta pelo F-350, indicado para o transporte de hortifrutigranjeiros, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial, pelo F-4000, que realiza os mesmos serviços em aplicações ainda mais severas, e o F-4000 4×4, único caminhão leve com tração integral do mercado. Este último, com peso bruto total (PBT) de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.810 kg, tem um ângulo de entrada de 26º e ângulo de saída de 27º, o que facilita a rodagem em terrenos de difícil acesso. “Por esse motivo, ele é indicado para apoio à mineração, aplicação militar e até mesmo a implementação com cestos aéreos, para serviços em rede elétrica de alta tensão”, diz Pedro Aquino, gerente de marketing da Ford.
O desempenho dos veículos também se deve ao seu novo trem de força, dotado de transmissão Eaton de cinco velocidades e eixos Dana, que proporcionam maior força trativa na primeira marcha e um ganho de torque de 11,2% na roda. Os caminhões também já saem de fábrica dotados do sistema de monitoramento remoto FordTrac, que pode ser habilitado ou não nas concessionárias da marca para acompanhamento da telemetria, como dados de velocidade, consumo e outros.
A série F foi descontinuada pela Ford para ceder espaço à plataforma global da linha Ranger. Com seu relançamento, que consumiu um investimento de US$ 70 milhões, a fabricante aposta na atualização tecnológica de uma linha já consagrada no mercado para se manter na liderança no segmento de caminhões leves.