O Grupo Darcy Pacheco foi premiado com o Top Crane 2021 pela solução técnica apresentada e o detalhamento do plano de movimentação de cargas no içamento de um sistema de correias transportadoras, com passarelas acopladas. O trabalho foi realizado no complexo armazenador-industrial-portuário da Bianchini, em Rio Grande (RS).
Aos desafios típicos para operações de içamento em todas as áreas industriais de grande movimentação, como a área limitada para trânsito, deve-se acrescentar, nesse caso, as características particulares da carga. Um conjunto total, com dimensões de 48,0 m x 4,00 m x 4,70 m, e peso de 51,90 t, que teve que ser elevado a uma altura de 42 m.
Uma avaliação preliminar e os estudos de rigging que se seguiram, mostraram que seria preciso levar em conta nos içamentos “peças sem ponto de pega definido, sem simetria e diferentes centros de gravidade – e peças compridas, em local de grande incidência de vento”. Um outro complicador era a distância considerável entre as peças de içamento – o que acarretaria um grande número de mobilizações.
A solução técnica apresentada, que permitiu a realização de todo o trabalho, no cronograma estabelecido de 20 dias, envolveu o uso de um único guindaste sobre esteiras da classe de 400 t (Liebherr LR 1400-2) – com lança treliçada e capaz de se mover entre as interferências. Para minimizar mobilizações necessárias, foi feita uma amarração longa, com dispositivo de içamento especial e amarração especial, com comprimentos e correções de linga diferentes para cada tipo de peça a ser içada”.
Todos os planos de içamento para essa operação, com uso dos softwares AutoCad e LICCON, foram elaborados pela área de rigging do Grupo Darcy Pacheco – composta atualmente por um engenheiro civil, um mecânico e dois outros engenheiros em formação.