Por Wilson Bigarelli
A Cunzolo chega aos 54 anos de atividades dando um novo salto em suas operações. Com duas sedes administrativas, em São José dos Campos e Campinas, e filiais em Sorocaba, Taubaté e Três Lagoas (MS), a locadora paulista adquiriu o guindaste Tadano ATF- 400G-6, de 400 t, um upgrade e tanto em uma frota de equipamentos para içamentos até então limitada a 220 t. Trata-se de um novo marco na história de uma empresa que tem evoluído, ao longo dos anos, com a incorporação de tecnologia de ponta e equipamentos diferenciados.
Foi assim, nos idos de 1974/75, quando a Cunzolo juntou-se ao seleto grupo de usuários de guindastes hidráulicos de 30 e 40 t – uma glória na época, que se prolongou nos anos seguintes, até os anos 90, enquanto vigorou a proibição à importação de guindastes. Foi assim também no início na primeira década dos anos 2000, quando a Cunzolo tornou-se uma das pioneiras no uso de guindastes articulados com jib, controle remoto e outros recursos até então indisponíveis no país.
E também mais adiante, em 2014, quando intermediou o desenvolvimento conjunto entre a Fassi italiana e a Scania brasileira para a configuração de um guindaste (40 t) sobre caminhão de grande funcionalidade – tão exclusivo em sua frota como dois equipamentos para inspeção de pontes, até hoje únicos no país. Sem contar os guindastes industriais ORMIG, com sua capacidade de deslocamento com cargas içadas de 30 a 40 t, já bastante associados aos trabalhos de remoção técnica executados pela Cunzolo
A iniciativa agora, que coube à Cunzolo de São José dos Campos – e, que também estará à disposição da base de clientes da Cunzolo de Campinas – como todas as anteriores, abre novas oportunidades de mercado para empresa, em particular para sua divisão de Movimentação de Cargas (elevação de cargas, remoção técnica e transporte rodoviário). Lembrando que a Cunzolo conta com outra divisão, dedicada à locação de plataformas e ao trabalho em altura de um modo geral. Uma divisão também inovadora, tanto que recebeu, em março deste ano, uma nova PTA da italiana Socage – a primeira da marca no Brasil com alcance de 37 m..
Atendimento a clientes e abertura de mercados
Com o novo Tadano ATF- 400G-6, a Cunzolo passa a concorrer em operações que envolvem içamentos com cargas de maior peso e dimensões, claro, mas também de maior complexidade. O novo guindaste, para 400 t, com haste telescópica de cinco seções e altura máxima de 60 m, e jib fixo de 49,5 m, é um equipamento de 6 eixos com rodas direcionáveis e de grande manobrabilidade.
Além disso, foi adquirido com todos os recursos opcionais disponíveis que permitem uma grande variedade de aplicações. Dentre os quais, o Luffing Jib (78,5 m) e o Power System (o chamado “Y” ou sistema de suspensão da lança, como é conhecido no mercado). Esses dois recursos, por si só, representam um investimento adicional equivalente ao de um guindaste de 90 toneladas.Em contrapartida, garantirão condições de trabalho com altura, peso e raios muito maiores.
“O ATF- 400G-6 atende à demanda de nossos clientes, que já solicitavam um guindaste de maior capacidade. E também de outros, que não nos consultavam porque não tínhamos um guindaste desse porte. Vamos ampliar uma gama de serviços que não atendemos hoje”, diz Marcos Cunzolo, diretor da empresa, em São José dos Campos. Ele cita tanto o mercado industrial (siderurgia, petroquímica, celulose e aeronáutica, por exemplo), quanto o de construção, em particular a rodoviária (pontes, viadutos e passarelas com utilização de pré-moldados de grande peso e dimensões). O importante, diz ele, é que também será possível oferecer um pacote integrado de soluções ao cliente com os outros equipamentos da frota.”É uma vantagem competitiva, pois muitos contratantes não querem trabalhar com diversas empresas executando o mesmo tipo de serviço”.
Adequação de estrutura e confiança na marca
Mais uma prova da arrojada iniciativa da Cunzolo na incorporação desse guindaste, e sua firme disposição em subir a um novo patamar entre as locadoras do país, são outros investimentos que também se fizeram necessários para a mobilização de um equipamento desse porte. Basta dizer que, em sua configuração máxima, são necessários 10 cavalos mecânicos e semirreboques para transportar o jib, acessórios e as 136 t de contrapeso.
Por outro lado, não houve dificuldade maior na adequação de espaço físico no pátio e oficinas para recepção do novo carro-chefe da frota da Cunzolo. E, o que é mais importante, na assimilação da tecnologia por parte da equipe operacional. Isso porque a Cunzolo já é frotista Tadano desde 1978, quando adquiriu o modelo TS 180L (16 t), montado sobre caminhão nacional. E hoje tem 15 guindastes Tadano em sua frota. “Confiamos na Tadano, na qualidade e tecnologia dos seus equipamentos. E a nossa equipe operacional já está acostumada com a marca, o que facilita muito, inclusive o treinamento de novos operadores”, explica Marcos Cunzolo.
Por conta disso, diz Cunzolo, não haverá problemas quanto à operação do novo equipamento. “Temos uma política, há muitos anos, de formação interna de operadores. Com isso, estamos preparados para que esse equipamento seja operado por quem já está aqui” . Ele lembra que, adicionalmente, a Tadano Brasil já disponibilizou um treinamento preliminar dos principais aspectos envolvidos na configuração e operação do equipamento. E novas ações nesse sentido estão previstas a partir da entrega técnica e nos dois anos de garantia do equipamento.
TEMPOS DE PANDEMIA E PERSPECTIVAS
Como todas as empresas, em nível mundial, a Cunzolo tem procurado superar as limitações impostas pela pandemia de coronavírus. Um grande desafio, com o agravante de ser uma atividade que envolve, sobretudo, o trabalho de campo. Os protocolos sanitários de praxe para evitar o contágio estão sendo seguidos rigorosamente, garante Marcos Cunzolo. Nos últimos meses, a empresa também passou a investir em exames laboratoriais para Covid. A iniciativa da empresa também atende às exigências de muitos clientes para acesso ao canteiro de obras. “Operacionalmente, é um desafio grande. Os exames têm que ser feito com bastante antecedência, até que o funcionário possa se liberado, o que exige de nossa equipe muito planejamento. Muitas situações não estão sob nosso controle e conseguimos mitigar parte disso contando com um excedente na equipe”.
No mais, diz Marcos Cunzolo, as perspectivas são boas, diferente do ano passado, quando todos foram pegos de surpresa. “Este ano não teve isso. Os negócios estão andando e, mesmo nessa fase complicada pela qual estamos passando, a economia não se retraiu tanto como em 2020”. A visão de Marcos é respaldada pelas palavras otimistas e encorajadoras de seu pai, Rodolfo, um dos fundadores da empresa e em plena atividade:
“Sempre acreditamos no Brasil, no potencial de trabalho e desenvolvimento que existe. Este momento é de pausa, como a de um alpinista que, para escalar uma montanha, precisa de descanso até iniciar uma nova etapa. Estamos passando por isto agora. A perspectiva é que, dentro em breve, como já vem iniciando, o Brasil volte a crescer e que vamos acompanhar este crescimento passo a passo, para recuperar o atraso deste período em que vivemos hoje”.
PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES DO ATF 400G-6
Modelo | Caminhão Guindaste Todo Terreno (All Terrain Crane). |
Marca | TADANO Faun, Ano de Fabricação (Alemanha): 2021 |
Capacidade | 400 t, segundo a Norma DIN 15019, Parte 2 |
Altura maxima | 60 m, com haste telescópica de 5 seções |
Superestrutura | Jib/Luffing Jib: 2,5 m + 76 m, incluso unidade base do Luffing jib e programa padrao LMD, com dolly e guincho para montagem, adaptador de 2 m para jib fixo (FJ) 2,0 m + 47,5m (inclinação mecânica: 0°, 20° e 40° graus) e 24 m de jib leve fixo (LFJ) (0°), Sistema Power System (PS) para suspensao da lanca. |
Transportador | 6 eixos de rodas direcionaveis. tração 12×8, pneus (12) 445/95 R 25 (16.00 R 25), freio com ABS e Eddy-current retarder brake, conectores e cabo de 10 m para carga de bateria e partida remota, roda e pneu estepe 16.00 R25, suporte do estepe, corrente para içaamento do Power System (PS), roldana auxiliar na ponta da lança, gancho auxiliar bola de 12,5 t, moitão tipo 40 (1 roldana) gancho simples, moitão tipo 100 (3 roldanas) gancho duplo, moitão tipo 160 (5 roldanas) gancho duplo, segundo guincho auxiliar com cãmera de observação, 2 luzes ajustaveis de xenon na base da lanca, luz de sinalização para aeronave, conectores para carga de bateria e partida remota, corrente para içamento da base do luffing jib de 76 m, conjunto completo de peças de contrapesos totalizando 136 t, anemômetro, sensor de pressão dos estabilizadores, manuais e ferramentas básicas para o guindaste. |