Pelo 20º ano consecutivo, a região de Gotemburgo foi classificada como o melhor local de logística na Suécia pelo jornal comercial sueco Intelligent Logistik . O Porto de Gotemburgo é descrito como sendo crucial para esta classificação, em parte devido ao seu programa de investimento contínuo, sua rede de serviços global e como lidar com a pandemia Covid-19. Mesmo assim, o porto tem desafios para avançar.
“Estamos extremamente satisfeitos em receber este prêmio. O fato de ser o 20º ano consecutivo é o reconhecimento da continuidade do trabalho que estamos fazendo e do que conquistamos ao longo do caminho. Mas pretendemos ser ainda melhores ”, disse Elvir Dzanic, executivo-chefe da Autoridade Portuária de Gotemburgo.
Na citação, a região de Gotemburgo é descrita como “um local de distribuição excepcional que permaneceu forte durante a pandemia”. O pacote de investimentos de 600 milhões de euros do porto, que é considerado uma excelente plataforma para o crescimento futuro, também é citado como um fator chave. Elvir Dzanic afirma que o porto consolidou seu potencial para um maior desenvolvimento no futuro.
“Como porto, o ano passado foi bom – pelo menos financeiramente – enquanto outros centros de carga foram atingidos com mais força, tanto na Suécia quanto no exterior. O Porto de Gotemburgo está em uma posição forte para atender ao futuro, onde podemos continuar a investir e promover o valor e a competitividade do cliente ”, disse Elvir Dzanic.
Desenvolvimento de portas expansivas
Cerca de 30% das importações e exportações suecas passam atualmente pelo porto de Gotemburgo, junto com mais da metade de todo o frete de contêineres. O porto está atualmente passando por uma fase de expansão em seu desenvolvimento e, durante o ano passado, o financiamento foi garantido para o projeto vital de vários bilhões do Skandia Gateway , envolvendo o aprofundamento do fairway de 14,5 metros para 17,5 metros.
Isso é crucialmente importante se quisermos garantir o futuro do porto, bem como o acesso da indústria sueca aos mercados globais, usando os maiores navios que operam através dos oceanos do mundo. Skandia Gateway é um dos muitos investimentos que estão abrindo caminho para o crescimento e desenvolvimento contínuos do porto. Outros projetos importantes incluem o novo terminal em Arendal , que adicionará 120.000 metros quadrados de espaço para o novo terminal, uma plataforma digital completamente nova e investimentos contínuos em energia e eletrificação em terra.
O objetivo é continuar gerando crescimento, mas com o menor impacto ambiental possível. Em 2030, as emissões de carbono no centro de carga terão caído em até 70% – em terra, no porto e no mar. O mais recente empreendimento nesta jornada emocionante é a Iniciativa Tranzero, recentemente apresentada, na qual o Grupo Volvo, Scania, Stena Line e a Autoridade Portuária de Gotemburgo uniram forças para acelerar a transição para o transporte livre de fósseis de e para o porto.
Desafios daqui para frente
A menção ao prêmio também destaca os desafios logísticos sempre presentes na região de Gotemburgo, incluindo o atendimento da demanda futura por espaço logístico.
“O espaço é vital e isso é algo em que estamos trabalhando naturalmente. Em seguida, estão meio milhão de metros quadrados de terrenos de logística, a poucos passos do porto, onde começaremos a construir instalações de logística durante o próximo ano. Precisamos continuar trabalhando intensamente nisso, e estamos fazendo isso em colaboração com outros atores de logística na região, incluindo a joint venture Logistics Hub Scandinavia com a Swedavia Landvetter Airport and Business Region Gothenburg ”, disse Elvir Dzanic.
A lista dos melhores locais de logística na Suécia é publicada desde 2001. O ranking é baseado no acesso a uma base logística, fluxos e geografia, infraestrutura, acesso à terra, know-how e habilidades, e o clima colaborativo em todo o região. A região de Helsingborg e a região de Örebro ficaram em segundo e terceiro lugar.
Mais detalhes sobre o porto
O porto de Gotemburgo é o maior porto da região nórdica. 30 por cento do comércio exterior sueco passa pelo porto de Gotemburgo, bem como metade de todo o tráfego de contêineres. O porto de Gotemburgo é o único porto da Suécia com capacidade para receber os maiores navios porta-contêineres do mundo e tem a mais vasta gama de rotas marítimas dentro e fora da Europa. Os 25 ônibus ferroviários que partem todos os dias significam que as empresas da Suécia e da Noruega têm uma conexão direta e ambientalmente inteligente com o maior porto da região nórdica. O porto de Gotemburgo possui terminais para petróleo, automóveis, ro-ro, contêineres e passageiros.
Foto: Autoridade Portuária de Gotemburgo